Serviço auxilia senadores a avaliarem repercussão do trabalho legislativo — Rádio Senado

Serviço auxilia senadores a avaliarem repercussão do trabalho legislativo

LOC: AS ÚLTIMAS VOTAÇÕES NO CONGRESSO, AS DIVERGÊNCIAS NO JUDICIÁRIO E DENÚNCIAS CONTRA MINISTROS FORAM OS DESTAQUES DO NOTICIÁRIO POLÍTICO NO MÊS PASSADO.

 LOC: A CONSTATAÇÃO ESTÁ NO RELATÓRIO DE ANÁLISE DA MÍDIA, DIVULGADO ESTA SEMANA PELA SECRETARIA DE PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA DO SENADO FEDERAL. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

TÉC: O Relatório de Análise da Mídia é produzido a partir de uma seleção de notícias do Clipping do Senado, um conjunto de matérias de interesse do Poder Legislativo, que são publicadas em jornais. O relatório, que está em sua edição de número 78, faz uma espécie de retrato da cobertura jornalística mensal e permite, entre outras coisas, saber que tratamento a imprensa está dando a determinados temas. Isso, de acordo com o diretor adjunto da Secretaria de Pesquisa e Opinião Pública, Antonio Caraballo, ajuda os senadores a acompanhar mais de perto os veículos de comunicação que privilegiam assuntos de seu interesse. 

(Caraballo) Então se o senador, se o gabinete tem uma atuação muito focada em cima de determinados temas, eles sabem de antemão que tais ou quais jornais são mais empenhados, são mais sensíveis, são mais interessados em pautar a cobertura desses assuntos. 

(Patrícia) Além disso, o relatório revela como determinados temas evoluem ao longo do tempo, como explica Caraballo. 

(Caraballo) E as pessoas notarão que você tem temas recorrentes, questões pontuais, cobertura de CPIs por exemplo, que te permitem verificar qual o grau de sensibilização da mídia para as ações políticas que você desenvolve. 

(Patrícia) O mais recente relatório, que analisou a cobertura da mídia em dezembro revelou que, das 1.297 notícias selecionadas, 33 por cento foram sobre projetos em discussão no Congresso; 18 por cento sobre irregularidades, principalmente denúncias contra ministros; e 40 por cento sobre outros assuntos, com destaque para a polêmica entre ministros do Poder Judiciário em relação ao Conselho Nacional de Justiça. O Relatório de Análise de Mídia pode ser acessado no endereço www.senado.gov.br/senadonamídia.
19/01/2012, 08h37 - ATUALIZADO EM 19/01/2012, 08h37
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00