Justiça Federal pode garantir que estudantes peçam a revisão da prova — Rádio Senado

Justiça Federal pode garantir que estudantes peçam a revisão da prova

LOC: UMA DECISÃO DA JUSTIÇA FEDERAL PODE GARANTIR QUE OS ESTUDANTES QUE FAZEM O ENEM POSSAM PEDIR A REVISÃO DA PROVA.

LOC: A MEDIDA DEVE VALER APENAS A PARTIR DO EXAME DE 2012. PARA A SENADORA ANA RITA, APESAR DAS DIFICULDADES, A DECISÃO VAI TRAZER MAIS TRANQUILIDADE AOS ESTUDANTES. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS.

(REPÓRTER) A Justiça Federal determinou que os estudantes que fazem o Exame Nacional do Ensino Médio tenham o direito de conferir a prova de redação. Os candidatos também poderão pedir a revisão administrativa das notas. Apesar da decisão de Luis Praxedes, juiz da 1ª vara no Ceará, exigir que a revisão tenha validade para o exame de 2011, o MEC alega que é tecnicamente impossível cumprir a decisão, e vai apresentar o termo de ajustamento de conduta prevendo a validade da medida a partir da prova de 2012. Para a senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, integrante da Comissão de Educação, o Enem é uma política pública bem sucedida e qualquer medida para aumentar a transparência deve ser bem recebida.

(ANA RITA) Acho que o ministério atua com muita firmeza, tem tido muito cuidado, tem tido muito zelo, mas de qualquer modo sempre surge alguma dificuldades. Então havendo mudanças para que o estudante se sinta mais tranqüilo, é muito bom. Eu vejo com bons olhos.

(REPÓRTER) A senadora destacou a importância da Comissão de Educação do Senado acompanhar as ações do Ministério no Enem e abrir espaço para que a sociedade se manifeste e proponha aperfeiçoamentos ao exame. Em 2011, o Enem recebeu mais de seis milhões de inscrições. Os estudantes que participam do Enem podem utilizar a nota do exame para disputar vagas em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, e concorrer a bolsas de estudo nas instituições particulares por meio do Programa Universidade para Todos, o Prouni.
18/01/2012, 01h18 - ATUALIZADO EM 18/01/2012, 01h18
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00