PEC prevê eleição para escolha de administradores regionais no DF — Rádio Senado

PEC prevê eleição para escolha de administradores regionais no DF

LOC: JÁ ESTÁ PRONTA PARA VOTAÇÃO A PROPOSTA QUE PREVÊ ELEIÇÕES PARA OS ADMINISTRADORES REGIONAIS EM BRASÍLIA. 

LOC: EQUIVALENTES AOS PREFEITOS DOS DEMAIS ESTADOS, HOJE ELES SÃO 30 NO TOTAL. A REPORTAGEM É DE SERGIO VIEIRA. 

(REPÓRTER) O Distrito Federal é dividido em 30 regiões administrativas, chefiadas por administradores escolhidos pelo governador, sem mandato definido. Ou seja, eles podem ser trocados a qualquer momento. Isso pode mudar, se for aprovado projeto que prevê eleições para as administrações regionais. A disputa se daria a cada quatro anos, com direito a uma reeleição, na mesma data das eleições de governadores, senadores, deputados e do Presidente da República. O senador Gim Argello, do PTB do Distrito Federal, já encaminhou para a Comissão de Constituição e Justiça seu parecer pela aprovação da proposta. O autor, Rodrigo Rollemberg do PSB do Distrito Federal, garante que a mudança não vai gerar mais despesas para a administração pública. 

(RODRIGO ROLLEMBERG) Não prevê aumento de custos. Apenas diz que a escolha dos Administradores Regionais será feita pela população. Nós estamos aprofundando a democracia, é inadmissível que cidades como Ceilândia, que está entre as maiores cidades brasileiras, a população não tenha o direito de escolher seu administrador. Ele não amplia gastos, ele não aumenta gastos, ele não prevê a criação de Câmaras de Vereadores. 

(REPÓRTER) A proposta prevê a eleição de um vice junto com cada administrador. Como é uma Proposta de Emenda à Constituição, ela precisa ser aprovada pelo Senado e pela Câmara dos Deputados, em dois turnos e com três quintos dos votos, para se tornar realidade.
13/01/2012, 11h24 - ATUALIZADO EM 13/01/2012, 11h24
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00