Sancionado projeto que reconhece música gospel como manifestação cultural — Rádio Senado

Sancionado projeto que reconhece música gospel como manifestação cultural

LOC: O PROJETO QUE RECONHECE A MÚSICA GOSPEL COMO MANIFESTAÇÃO CULTURAL FOI SANCIONADO PELA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF NA SEGUNDA-FEIRA. 

LOC: A MEDIDA FOI APROVADA PELO PLENÁRIO DO SENADO EM DEZEMBRO DO ANO PASSADO. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS: 

(REPÓRTER) Com a sanção da lei que reconhece a música gospel como manifestação cultural, os compositores, músicos e produtores dos eventos musicais gospel terão o direito de receber recursos por meio da lei de incentivo à cultura, mais conhecida como lei Rouanet. A lei permite a pessoas e empresas deduzirem do imposto de renda valores doados para projetos culturais. A proposta, de autoria do ex-deputado Bispo Rodovalho, deixa de fora do incentivo, no entanto, os eventos promovidos diretamente pelas igrejas. O senador Gim Argello, do PTB do Distrito Federal, que foi o relator do projeto na Comissão de Assuntos Econômicos, explicou que o estilo musical, que tem tradição nos Estados Unidos, já está bastante difundido na sociedade brasileira. 

(GIM ARGELLO) Os cantores gospel hoje tanto o evangélico quanto os católicos realmente hoje fazem parte de grandes shows e isso tem que ser disfarçado por causa da lei Rouanet. E hoje é fato que no Brasil todo e no mundo os cantores Gospel realmente são grandes artistas, podemos citar aqui alguns padres cantores é o caso do Padre Marcelo Rossi, do Padre Fábio de Melo, do Dunga, do deputado Eros Biondini, todos eles que fazem música Gospel. 

(REPÓRTER) O nome "gospel", que vem do inglês e quer dizer "evangelho", serve para identificar todas as composições musicais feitas para manifestar a fé cristã.
10/01/2012, 11h13 - ATUALIZADO EM 10/01/2012, 11h13
Duração de áudio: 01:26
Ao vivo
00:0000:00