Mesa decide procedimentos de posse de Jáder Barbalho nesta terça — Rádio Senado

Mesa decide procedimentos de posse de Jáder Barbalho nesta terça

LOC: A COMISSÃO DIRETORA DO SENADO PODE DECIDIR NESTA TERÇA-FEIRA, A POSSE DE JÁDER BARBALHO, DO PMDB DO PARÁ, NO SENADO, NA SEMANA QUE VEM. REPÓRTER LARISSA BORTONI.

(REPÓRTER) A Secretaria Geral da Mesa do Senado já recebeu os documentos necessários à posse de Jáder Barbalho. E na manhã desta terça-feira, a Comissão Diretora do Senado deve examinar essa documentação, inclusive o ofício do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, que informa que Jáder Barbalho obteve a segunda maior votação nas últimas eleições para o Senado. Se tudo estiver de acordo, será aberto um prazo de cinco dias úteis para a posse do paraense. Segundo o presidente do PMDB, o senador Valdir Raupp, do estado de Rondônia, ao autorizar que Jáder Barbalho tome posse, o Supremo Tribunal Federal, faz justiça.

(VALDIR RAUPP) Uma decisão que fez justiça porque os outros na mesma situação já tinham assumido, o Capiberibe e o Cássio Cunha Lima. É natural que o Jáder venha a assumir ainda esse ano. Eu até havia falado com ele alguns dias atrás, olha eu acho que você tem chance de assumir ainda esse ano, e isso realmente está acontecendo, é muito bom para o partido.

(REPÓRTER) Com a posse de Jáder Barbalho confirmada, a senadora Marinor Brito, do PSOL do Pará, perderá o mandato. Mas ela já anunciou que vai recorrer da sentença do Supremo Tribunal Federal.

(MARINOR BRITO) Mas quero dizer que ainda não encerrou a batalha política nem a batalha jurídica. Nós vamos recorrer. Eu quero ver esta sentença reformada novamente. Eu quero ver a Lei da Ficha Limpa ser consagrada na Suprema Corte do País como uma lei constitucional, de iniciativa popular, de interesse do povo brasileiro. Eu não vou me curvar diante dessa decisão.

(REPÓRTER) A decisão para que Jáder Barbalho assuma uma vaga no Senado foi tomada na última quarta-feira, pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro César Peluso. Havia naquela corte um empate sobre o tema, e Peluso deu o voto de minerva.
19/12/2011, 05h28 - ATUALIZADO EM 19/12/2011, 05h28
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00