Congresso lembra os 100 anos de nascimento de San Tiago Dantas — Rádio Senado

Congresso lembra os 100 anos de nascimento de San Tiago Dantas

LOC: O CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE FRANCISCO CLEMENTINO SAN TIAGO DANTAS FOI LEMBRADO EM UMA SESSÃO SOLENE PELO CONGRESSO NACIONAL.  

LOC: OS PARLAMENTARES DESTACARAM A IMPORTÂNCIA DO EX-DEPUTADO FEDERAL PARA A HISTÓRIA BRASILEIRA.  

(REPÓRTER): O carioca Francisco Clementino San Tiago Dantas foi jornalista, advogado, professor, deputado federal, Ministro das Relações Exteriores e Ministro da Fazenda. A homenagem foi proposta pelo senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais e pelo deputado Paes Landim, do PTB do Piauí. Em sua fala, Paes Landim destacou que San Tiago Dantas foi um dos personagens que mais engrandeceram a historia política e o próprio parlamento brasileiro. Já o senador Pedro Simon, do PMDB do Rio Grande do Sul, ressaltou que o homenageado, que morreu em 64, durante o seu mandato de deputado federal, é considerado por todos os contemporâneos, aliados e adversários, uma das figuras mais expressivas de sua geração.

(PEDRO SIMON) Hoje, o mundo inteiro fala em autodeterminação dos povos, em política independente. Naquela época, eram Estados Unidos e Rússia ou do lado de cá ou do lado de lá. E Santiago Dantas teve a coragem de falar numa posição de independência. San Tiago Dantas teve a coragem de fazer a reaproximação do Brasil com a Rússia.

(REPÓRTER) O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, lembrou que o parlamentar era um político de gestos, como a condecoração de Che Guevara, durante o governo Janio Quadros, época de implantação da Política Externa Independente, articulada por San Tiago Dantas ao lado de Afonso Arinos e Araújo Castro.

(CRISTOVAM BUARQUE) Agora essa idéia que ele trouxe não foi apenas idéia, ele era um político de gestos, como aquele gesto tão criticado, mas tão marcante, com simbolismo tão grande de condecorar o então Ministro ou Presidente do Banco Central cubano, Che Guevara. O que lhe teria provocado a cassação dos direitos políticos de 64, não estivesse ele já nos momentos finais de sua doença.

(REPÓRTER) San Tiago Dantas foi um dos precursores da chamada "política externa independente". A concepção básica era de que o Brasil se resguardava o direito de negociar com todos os países, de acordo com suas próprias conveniências.
12/12/2011, 00h48 - ATUALIZADO EM 12/12/2011, 00h48
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00