Cidades com menor IDH terão prioridade para receber recursos do BNDES — Rádio Senado

Cidades com menor IDH terão prioridade para receber recursos do BNDES

LOC: OS FINANCIAMENTOS DO BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL COM DINHEIRO DO FUNDO DE AMPARO AO TRABALHADOR TERÃO QUE LEVAR EM CONTA O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DOS MUNICÍPIOS.
 
LOC: E AS CIDADES COM MENOR IDH TERÃO PRIORIDADE NO RECEBIMENTO DOS RECURSOS. É O QUE DETERMINA O PROJETO APROVADO NA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:
 
(REPÓRTER)  O objetivo do projeto apresentado pelo senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, é diminuir as desigualdades regionais. A relatora da proposta, senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, lembrou que em 2010, o BNDES destinou 168 milhões de reais para projetos de desenvolvimento econômico. A região Norte ficou com apenas sete por cento desses recursos, o Nordeste com 10, o Centro-Oeste com seis, o Sul com 18 e o Sudeste com 58 por cento. Segundo a senadora, os números mostram que as cidades mais ricas são exatamente as que mais recebem financiamentos do BNDES. Lídice da Mata esclarece que apenas a metade do dinheiro disponível para empréstimos vai atender à regra de priorizar os municípios com menor desenvolvimento humano. E as prefeituras terão que apresentar projetos viáveis para conseguir o dinheiro.
 
(LÍDICE DA MATA) Quando precisamos, os 50 por cento. Quando definirmos que os recursos não sendo possível ser alocados para aquele fim possam ser destinados a outros municípios, fazendo com que o BNDES tenha suficiente capacidade de manobra para não ter nenhum tipo de prejuízo.
 
(REPÓRTER) A senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, avalia que o sucesso desse projeto depende de uma melhor qualificação dos servidores das prefeituras, que terão que apresentar projetos dentro dos parâmetros estabelecidos pelo BNDES.
 
(ANA RITA) É preciso investir na qualificação, na preparação dos técnicos locais destes municípios menores para que eles se preparem e tenham condições de elaborar projetos pra captar recursos junto ao BNDES.
 
(REPÓRTER) O projeto segue para análise da Comissão de Assuntos Sociais.
06/12/2011, 05h46 - ATUALIZADO EM 06/12/2011, 05h46
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00