João Capiberibe toma posse no Senado — Rádio Senado

João Capiberibe toma posse no Senado

LOC: TOMOU POSSE NA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA O SENADOR JOÃO CAPIBERIBE, DO PSB DO AMAPÁ.
 
LOC: ELE FOI O SEGUNDO COLOCADO NAS ELEIÇÕES DE 2010 PARA O SENADO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:
 
(REPÓRTER) João Capiberibe teve votos suficientes nas eleições de 2010 para ocupar a segunda vaga em disputa para o Senado pelo estado do Amapá. Mas ele teve a posse impedida pela Justiça Eleitoral em função da Lei da Ficha Limpa. O Supremo Tribunal Federal decidiu, no entanto, que a lei não vale para as eleições de 2010. Por isso a Justiça Eleitoral teve que voltar atrás e diplomar o senador João Capiberibe. Ele foi acusado de ter comprado votos nas eleições de 2002, mas ao tomar posse, rebateu a acusação.
 
(CAPIBERIBE) Como única prova o depoimento de duas mulheres que me acusavam de lhes ter comprado os votos por 26 reais, pagos em duas parcelas. História rocambolesca que não resiste a uma busca simples no Google. Mas suficiente para o TSE reformar o acórdão do TRE do Amapá, que havia nos declarado inocente por 5 votos a 2, e cassou-me o mandato de senador.

(REPÓRTER) Diversos senadores saudaram em Plenário a posse de João Capiberibe, entre eles o colega de bancada estadual, Randolfe Rodrigues, do PSOL.
 
(RANDOLFE) É o povo do Amapá que te abraça. Porque foram 130 mil amapaenses que te designaram pela segunda vez para estar aqui representando o nosso estado no Senado da República.
 
(REPÓRTER) No discurso de posse, João Capiberibe anunciou a apresentação de um projeto de lei para que os consumidores possam saber quanto pagam de impostos na aquisição de bens e serviços.
 
(CAPIBERIBE) Com a aprovação desse projeto, que chamo de impostos às claras, cidadãos e cidadãs, finalmente, irão saber o que pagam e quanto pagam de imposto.
 
(REPÓRTER) O senador João Capiberibe já foi prefeito de Macapá e governador do Amapá. Essa é a segunda vez que ele assume uma cadeira no Senado. Com a posse de João Capiberibe, deixa o Senado Gilvam Borges, do PMDB, terceiro candidato mais votado nas eleições de 2010.
29/11/2011, 05h11 - ATUALIZADO EM 29/11/2011, 05h11
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00