Comissão aprova indicação de embaixador para Coreia do Norte — Rádio Senado

Comissão aprova indicação de embaixador para Coreia do Norte

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL APROVOU A INDICAÇÃO DO EMBAIXADOR QUE DEVERÁ REPRESENTAR O BRASIL EM UM DOS PAÍSES MAIS FECHADOS E ISOLADOS DO MUNDO: A COREIA DO NORTE. 

LOC: O DIPLOMATA DE CARREIRA, ROBERTO COLIN, HOJE MINISTRO CONSELHEIRO DA EMBAIXADA BRASILEIRA EM BERLIM, PREVÊ MAIOR DISTENÇÃO E ABERTURA EM PYONGYANG (PIONGUIANGUI) NOS PRÓXIMOS ANOS. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA: 

(REPÓRTER): A Coreia do Norte, ou República Popular Democrática da Coréia, é oficialmente um país socialista, mas é considerada por analistas internacionais uma ditadura totalitária. Está separada da Coreia do Sul por uma zona desmilitarizada, definida pelas Nações Unidas. Com a divisão, a partir da derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, a parte norte da península coreana ficou ligada à União Soviética, comunista, e a parte sul, aos Estados Unidos, capitalista. A única tentativa de unificação da península culminou com a sangrenta guerra da Coreia, iniciada em 1950, que fez expandir a chamada Guerra-fria. Hoje, as hostilidades entre os dois países permanecem, mas o embaixador Roberto Colin vê boas perspectivas para os próximos anos. Ele disse que existem muitos estereótipos que não se confirmam com a realidade.

(ROBERTO COLIN): esse desconhecimento decorre do próprio isolamento que a coreia do norte se impôs...hoje continua essa tendência em parte agravado pelo isolamento diplomático e sanções econômicas a que foram submetidos nos últimos anos. esse estereótipos acabam tendo uma influência negativa sobre nas análises feitas sobre a coreia do norte.

(REPÓRTER): O relator da indicação, senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, disse que o Brasil pode contribuir para a aproximação norte-sul-coreana por meio do esporte.

(EDUARDO SUPLICY): Já que o Brasil alcançou grande destaque quando foi campeão de futebol na Coreia e no Japão, as pessoas ali conhecem nominalmente os jogadores brasileiros e tanto admiram, que pudesse o Brasil organizar então um jogo da seleção brasileira com a seleção mista do coreia do norte e do sul.

(REPÓRTER): Roberto Colin informou que o ministro do esporte norte-coreano manifestou o interesse de realizar uma partida entre a seleção brasileira e a do seu país. O embaixador lembrou que uma competição de ping-pong permitiu a aproximação entre China e Estados Unidos nos anos 70, e que o Rugby uniu negros e brancos na África do Sul. Da Rádio Senado, Nara Ferreira. 

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL TAMBÉM APROVOU A INDICAÇÃO DO DIPLOMATA EDUARDO GRADILONE NETO PARA EMBAIXADOR DO BRASIL NA NOVA ZELÂNDIA. AS INDICAÇÕES SEGUEM AGORA PARA EXAME DO PLENÁRIO DO SENADO.

LOC: FORAM AINDA APROVADOS CINCO ACORDOS INTERNACIONAIS QUE DEVERÃO SER EXAMINADOS PELO PLENÁRIO DO SENADO. 

LOC: TAMBÉM FOI APROVADO E SEGUIRÁ PARA A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA O PROJETO DE LEI QUE TORNA OBRIGATÓRIA A ADIÇÃO DE MARCADORES QUÍMICOS NAS MUNIÇÕES E INSUMOS DESTINADOS A FABRICAÇÃO DE ARMAS DE FOGO.
24/11/2011, 00h59 - ATUALIZADO EM 24/11/2011, 00h59
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00