Depoimento de Carlos Lupi foi um dos destaques das comissões — Rádio Senado

Depoimento de Carlos Lupi foi um dos destaques das comissões

LOC: O DEPOIMENTO DO MINISTRO DO TRABALHO, CARLOS LUPI, FOI UM DOS DESTAQUES DAS COMISSÕES DO SENADO NA SEMANA.

LOC: OS SENADORES TAMBÉM APROVARAM USO DO FGTS EM OBRAS DE ACESSIBILIDADE E A DESTINAÇÃO DO VALOR OBTIDO COM MULTAS DE TRÂNSITO PARA A EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

(REPÓRTER): O dinheiro arrecadado com a cobrança de multas de trânsito deverá ser aplicado em campanhas de conscientização de motoristas. É o que determina um projeto aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O autor da proposta, senador Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará, acha que é preciso impedir que o dinheiro seja usado para reforçar o caixa da União, dos estados e dos municípios.

(SENADOR EUNÍCIO OLIVEIRA): A idéia de não apenas punir no trânsito, de não apenas fazer, como se fala no linguajar mais popular, a indústria da multa.
 
(REPÓRTER): Já a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária aprovou isenção do IPI na compra de fertilizantes, defensivos e máquinas por agricultores familiares. O relator do projeto, senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, disse que não é só o pequeno agricultor que vai ganhar com a isenção.
 
(SENADOR WALDEMIR MOKA): Sem esquecermos as consequências diretas na redução dos preços dos alimentos para os brasileiros que habitam as nossas cidades.

(REPÓRTER): Outra proposta aprovada na semana pode beneficiar as pessoas com deficiência. Recebeu o aval da Comissão de Assuntos Sociais a possibilidade de uso do fundo de garantia para obras que melhorem a acessibilidade em casas. A iniciativa é do senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, que chamou a atenção para o alto custo das obras de adaptação.

(SENADOR JAYME CAMPOS): Vai permitir às famílias que eventualmente tiveram a tragédia com o filho, a mãe, o pai, o irmão tirar todo o seu fundo de garantia.

(REPÓRTER): A CAS também ouviu Carlos Lupi sobre denúncias de irregularidades no Ministério do Trabalho. O ministro admitiu conhecer Adair Meira, que chefia uma rede de ONGs acusadas de desviar dinheiro. Correligionário do ministro, o senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, afirmou que a permanência de Lupi no governo deixa o partido numa situação delicada.

(SENADOR PEDRO TAQUES): Eu não tenho nenhuma pergunta a fazer a Vossa Excelência a não ser sustentar que nós, do PDT, devemos nos apear deste ministério.
 
(REPÓRTER): Em resposta a Taques, o ministro do Trabalho disse que tem condições de permanecer no cargo.

(CARLOS LUPI): O que eu quero pedir ao amigo é que me dê o direito de mostrar à população que o que falam não corresponde à verdade. Só isso.

(REPÓRTER): Durante a semana, houve votação de matérias em três das onze comissões permanentes do Senado. Elas aprovaram treze projetos e rejeitaram um.
18/11/2011, 00h10 - ATUALIZADO EM 18/11/2011, 00h10
Duração de áudio: 02:29
Ao vivo
00:0000:00