Estudantes exercem nesta semana mandato de senadores simbólicos — Rádio Senado

Estudantes exercem nesta semana mandato de senadores simbólicos

LOC: ESTUDANTES DE TODO O PAÍS VÃO EXERCER NESTA SEMANA O MANDATO DE SENADORES SIMBÓLICOS. 

LOC: É O PROJETO JOVEM SENADOR, QUE FAZ PARTE DA PROGRAMAÇÃO DE ENTREGA DOS PRÊMIOS DO QUARTO CONCURSO DE REDAÇÃO DO SENADO.

REPÓRTER: ADRIANO FARIA.

TÉC: Senadores por três dias. Essa é a experiência que 27 alunos de escolas públicas, um por unidade da federação, vão vivenciar nesta semana no Senado Federal. Eles são os vencedores da etapa estadual do Quarto Concurso de Redação do Senado. A posse simbólica dos participantes do Projeto Jovem Senador vai ser nesta quarta-feira, às dez e meia, no Plenário. Até sexta-feira, eles vão exercer o processo de elaboração de uma lei, com a apresentação, discussão e votação de projetos. A melhor proposta poderá ser transformada num projeto de lei de verdade e ser discutida pelos senadores. E o senador Aníbal Diniz, do PT do Acre, gostou da ideia.

SENADOR ANÍBAL DINIZ: Ao mesmo tempo em que proporciona a participação de todos os alunos do Brasil, permite que os melhores de cada Estado venham ao Senado Federal e participem, durante três dias, da vida do Senado Federal. Eles podem sentir de perto como funciona o Senado e, ao mesmo tempo, eles vão fazer um exercício de legisladores, apresentando também suas propostas para melhorar o Brasil.

REPÓRTER: As atividades do Projeto Jovem Senador fazem parte da semana de premiação dos vencedores do Quarto Concurso de Redação do Senado. A entrega dos prêmios será nesta quarta-feira, às dez horas, quando os 27 vencedores da etapa estadual receberão computadores portáteis, medalhas e certificados. E as escolas dos três primeiros colocados ganharão computadores, livros e DVDs. O primeiro lugar ficou com Matheus Oliveira Faria, de Passos, Minas Gerais; Janaína Vilela, de Vianópolis, Goiás, ficou em segundo; e Carlos Vinícius Araújo, de São Sebastião, no Distrito Federal, foi o terceiro colocado. Participaram do concurso alunos do 2º e do 3º anos do ensino médio de todo o Brasil, com idade entre 16 e 19 anos.
14/11/2011, 00h41 - ATUALIZADO EM 14/11/2011, 00h41
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00