Miriam Belchior deve vir ao Senado comentar andamento de obras — Rádio Senado

Miriam Belchior deve vir ao Senado comentar andamento de obras

LOC: A LISTA DE 26 OBRAS COM INDÍCIOS DE IRREGULARIDADES QUE O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO ENVIOU AO CONGRESSO NACIONAL SERÁ DEBATIDA NO SENADO COM A MINISTRA DO PLANEJAMENTO MIRIAM BELCHIOR.

LOC: O PEDIDO DE AUDIÊNCIA FOI APROVADO NESTA QUINTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA. AS INFORMAÇÕES NA REPORTAGEM DE MAURÍCIO DE SANTI:

(REPÓRTER): A lista de obras com suspeitas de irregularidades serve para que deputados e senadores identifiquem as que não poderão receber dinheiro do Orçamento da União. O senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, lembra que das 26 obras com indícios graves de irregularidades, 19 fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC: 

(FLEXA RIBEIRO): De um conjunto de 230 fiscalizações de obra, foram encontrados indícios de superfaturamento ou sobrepreço em 126 – 54,7%. Os indícios de irregularidades grave envolvem 26 obras. Dessas 26 obras com recomendação de paralisação por irregularidade, 19 constam do Programa de Aceleração do Crescimento. 

(REPÓRTER): O TCU sugere a paralisação das obras, mas a decisão cabe ao Congresso Nacional. É por isso mesmo que o senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, pediu para que a ministra do Planejamento Miriam Belchior fosse convidada para falar aos integrantes da Comissão de Infraestrutura do Senado. Ele espera que a ministra explique a situação das obras do Programa de Aceleração do Crescimento, o que, na avaliação dele, pode evitar a paralisação de projetos importantes para o desenvolvimento do país. 

(WALTER PINHEIRO): É importante a gente ouvir da ministra como anda a situação das obras do PAC. Majoritariamente essa obras são obras do PAC, então, é importante que a gente também auxilie nisso para que essas coisas não fiquem ao sabor das paralisações, das interrupções, nem tampouco na fragilidade da demora na liberação re recursos, o que implica, às vezes, em retardo na execução de alguma obra. 

(REPÓRTER): O Poder Legislativo tem até o dia 22 de dezembro para avaliar se as obras apontadas pelo Tribunal de Contas da União como suspeitas de irregularidades devem receber recursos do Orçamento para o ano que vem.
 
LOC: TAMBÉM FOI CONVIDADO O DIRETOR-GERAL DA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES, ANTT, BERNARDO JOSÉ FIGUEIREDO GONÇALVES DE OLIVEIRA, PARA FALAR SOBRE A CONCESSÃO DO TRECHO DA BR-324, ENTRE SALVADOR E FEIRA DE SANTANA.
10/11/2011, 04h35 - ATUALIZADO EM 10/11/2011, 04h35
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00