Comissão da Verdade vai investigar violação dos Direitos Humanos no Brasil — Rádio Senado

Comissão da Verdade vai investigar violação dos Direitos Humanos no Brasil

LOC: A CRIAÇÃO DA COMISSÃO DA VERDADE E A APROVAÇÃO DE EXAME ANTIDOPING EM PROVAS FÍSICAS DE CONCURSOS PÚBLICOS ESTÃO ENTRE AS MATÉRIAS APROVADAS NESTA SEMANA NAS COMISSÕES DO SENADO.

LOC: OS SENADORES TAMBÉM OUVIRAM O MINISTRO ORLANDO SILVA SOBRE DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES NO MINISTÉRIO DO ESPORTE. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA:

TÉC: A Comissão Nacional da Verdade vai ter a tarefa de investigar e esclarecer violações dos Direitos Humanos no Brasil, principalmente durante o regime militar, entre 1964 e 85. Ainda segundo o projeto aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça, o grupo poderá convocar pessoas e requerer documentos, mesmo os considerados sigilosos. No prazo de dois anos, deverá ser apresentado um relatório com o resultado das investigações. O relator da proposta, senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, disse que a Comissão da Verdade vai ter o desafio de jogar luz sobre fatos ainda obscuros, como tortura e execuções durante a ditadura militar. (ALOYSIO) Muitas dessas atrocidades permanencem envoltas em mistério, e as investigações empreendidas esbarraram em obstáculos que frustraram seu objetivo. (REPÓRTER) Já a Comissão de Educação aprovou projeto que determina a exigência de exame antidoping em provas físicas de concursos públicos. O relator da proposta, senador Wellington Dias, do PT do Piauí, destacou que a ideia é garantir condição de igualdade entre os candidatos. (WELLINGTON) Punindo aqueles que busquem meios ilícitos para obter vantagem que resultaria desleal no concurso. (REPÓRTER) E a Comissão de Educação, que também é de Cultura e Esporte, ouviu o ministro Orlando Silva numa audiência pública conjunta com a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, sobre denúncias de envolvimento num esquema de corrupção com organizações não-governamentais. O titular do Ministério do Esporte negou as acusações e questionou a motivação do autor das denúncias, que está sendo cobrado para devolver dinheiro que recebeu num convênio com o ministério. O líder do PSDB, senador Alvaro Dias, do Paraná, disse ao ministro que essa não é a melhor forma de se defender das acusações. (ALVARO) Creio que não podemos consagrar a tese da desqualificação de quem denuncia. (REPÓRTER) A senadora amazonense Vanessa Grazziotin, do PC do B, mesmo partido de Orlando Silva, afirmou que as denúncias surgem no momento em que o Ministério do Esporte está em evidência por causa da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016. (VANESSA) O Ministério do Esporte era o patinho feio. De patinho feio, ele foi transformado num belo cisne. (REPÓRTER) Na semana, as onze comissões permanentes do Senado votaram ao todo 39 matérias; foram aprovadas 34 - entre projetos e indicação de autoridades - e cinco foram rejeitadas.
21/10/2011, 10h08 - ATUALIZADO EM 21/10/2011, 10h08
Duração de áudio: 02:41
Ao vivo
00:0000:00