Senado vai promover sessões extraordinárias para acelerar votação — Rádio Senado

Senado vai promover sessões extraordinárias para acelerar votação

LOC: SENADO PROMOVE TRÊS SESSÕES EXTRAORDINÁRIAS NA PRÓXIMA SEMANA PARA ACELERAR VOTAÇÃO DA REFORMA POLÍTICA.
 
LOC: ENQUANTO ISSO, SESSÕES ORDINÁRIAS, À TARDE, CONTINUAM TRANCADAS POR QUATRO MEDIDAS PROVISÓRIAS. MAIS INFORMAÇÕES, COM O REPÓRTER NILO BAIRROS:

Serão seis sessões deliberativas em três dias, a partir de terça-feira. Entre meio dia e duas horas, sessões extraordinárias; e, das duas em diante, sessões ordinárias. Com isso, o Senado deve acelerar os debates em torno de quatro propostas de emenda à Constituição que precisam ser debatidas durante cinco sessões antes de serem votadas em primeiro turno. Essa foi a alternativa encontrada pela Presidência da Casa, já que a pauta normal está trancada por quatro medidas provisórias. O líder do PT, senador Humberto Costa, apoia a solução e está otimista quanto à reforma política, que é assunto de três das propostas de emenda constitucional.
(HUMBERTO COSTA) Eu acho que é uma medida salutar. Nós já tivemos a oportunidade de debater durante mais de um mês na comissão especial uma série de propostas, na comissão de constituição e justiça cada um desses projetos e inclusive votá-los e acho que agora cabe ao senado, no seu plenário, decidir sobre cada um desses pontos.
(REPÓRTER) Entre as propostas de reforma política prontas para discussão estão a que reduz de dois para um o número de suplentes de senador e a que transfere a data de posse dos chefes do executivo. Em vez de primeiro de janeiro, prefeitos tomariam posse no dia 5 de janeiro; governadores, no dia 10; e presidente da República, no dia 15 de janeiro do ano seguinte à eleição. E nas sessões ordinárias, à tarde, o destaque são as quatro medidas provisórias que trancam a pauta. Entre elas, está a que permite o pagamento de 300 reais a cada três meses para as famílias pobres que ajudem a conservar os recursos naturais no meio rural. O benefício vale por até dois anos. Outra emepê reajusta em 24,4 por cento a bolsa paga a médicos residentes. O líder do Democratas, senador Demóstenes Torres, de Goiás, afirma que, a princípio, a oposição não deve se posicionar contra.
(DEMÓSTENES TORRES) Pelo que estamos vendo, são medidas não problemáticas, são créditos. Então se tiver algo especial e vamos analisar até segunda, nós vamos criar dificuldades, mas a priori, e alertados pela consultoria da Casa, parece que não há grandes problemas. 
(REPÓRTER) Além das três sessões extraordinárias, o Senado já aprovou a realização de mais duas dessas sessões extras para a primeira semana de outubro.
23/09/2011, 05h22 - ATUALIZADO EM 23/09/2011, 05h22
Duração de áudio: 02:20
Ao vivo
00:0000:00