Sarney apoia reajuste para magistrados e integrantes do Ministério Público — Rádio Senado

Sarney apoia reajuste para magistrados e integrantes do Ministério Público

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO DECLARA APOIO AOS PROJETOS QUE GARANTEM SEGURANÇA E REAJUSTE PARA OS MAGISTRADOS E INTEGRANTES DO MINISTÉRIO PÚBLICO.
 
LOC: REPRESENTANTES DE DEZ ASSOCIAÇÕES DAS DUAS CATEGORIAS REALIZARAM UM ATO NO CONGRESSO NACIONAL PARA CONVENCER OS PARLAMENTARES A VOTAR AS PROPOSTAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN 

Mais de mil e quinhentos magistrados e procuradores participaram de um ato no Congresso Nacional em favor dos projetos que tratam do reajuste salarial e da segurança da categoria. Após audiência com representantes do movimento, o presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, declarou apoio à correção de cerca de 15% dos profissionais ao afirmar que não se trata de aumento, mas reposição de perdas. O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, Sebastião Caixeta, lembrou que os magistrados e integrantes do Ministério Público estão sem reajuste desde 2006. Segundo ele, a inflação acumulada nesse período é de 31%, mas o pedido da categoria é inferior a esse percentual. Caixeta ressaltou o argumento usado pelo presidente do Senado para declarar apoio ao reajuste.
(SEBASTIÃO CAIXETA) Ele disse que compreende que é uma reivindicação justa justamente porque não se trata de elevação salarial, de aumento real, mas de composição das perdas.. E se comprometeu a ajudar na medida do possível quando o projeto chegar aqui.
(REPÓRTER) Além do reajuste, os magistrados pediram a votação do projeto que cria a polícia do Judiciário. Eles lembraram que somente neste ano dois promotores e quatro juízes foram assassinados em função do trabalho. O senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, destacou que a Comissão de Constituição e Justiça do Senado já aprovou um projeto que aumenta a pena para integrantes de quadrilha ou de crime organizado que cometer crimes contra magistrados e integrantes do Ministério Público.
(PEDRO TAQUES) Apresentamos um projeto de lei que foi aprovado pela CCJ e que trata mais ou menos do tema. Vejo que os senadores terão a compreensão de que esse projeto é importante. Os dois projetos defendidos pelos magistrados estão aguardando votação na Câmara dos Deputados para serem encaminhados ao Senado.
21/09/2011, 06h00 - ATUALIZADO EM 21/09/2011, 06h00
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00