Paulo Paim propõe acabar com votação secreta no Congresso — Rádio Senado

Paulo Paim propõe acabar com votação secreta no Congresso

LOC: UMA CAMPANHA NACIONAL EM FAVOR DO FIM DO VOTO SECRETO NO CONGRESSO NACIONAL.

LOC: A PROPOSTA É DO SENADOR PAULO PAIM, DO PT DO RIO GRANDE DO SUL. REPÓRTER LARISSA BORTONI.

Há cinco anos, o senador Paulo Paim apresentou uma proposta de mudança na Constituição para acabar com qualquer tipo de votação secreta no Congresso Nacional, ou seja, na Câmara e no Senado. O projeto aguarda exame na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e Paulo Paim propõe que a sociedade se engaje em uma campanha pela aprovação do texto. Ele acredita que há um conjunto de pessoas que ainda são contrárias à mais transparência na atuação do legislativo.
(PAULO PAIM) e o que acontece, na verdade, tem setores que não querem o voto aberto. Querem manter essa coisa meio obscura. Meio no campo da lambança. No meio da confusão. Ninguém sabe quem é quem. Acho que é isso que está por trás desse jogo meio do subsolo, né, que ainda querem manter uma situação como essa que só depõe contra a própria democracia e o Congresso.
(REPÓRTER) A Constituição Federal estabelece as situações em que as votações devem ser secretas no Congresso Nacional. Entre elas, estão os casos de cassação de mandatos de parlamentares e o exame de vetos presidenciais.
06/09/2011, 06h38 - ATUALIZADO EM 06/09/2011, 06h38
Duração de áudio: 01:15
Ao vivo
00:0000:00