Humberto Costa defende criação de novo imposto para financiar a saúde — Rádio Senado

Humberto Costa defende criação de novo imposto para financiar a saúde

LOC: O LÍDER DO BLOCO DE APOIO AO GOVERNO NO SENADO, HUMBERTO COSTA, DEFENDEU A CRIAÇÃO DE UM NOVO IMPOSTO PARA FINANCIAR A SAÚDE, NOS MOLDES DA EXTINTA C-P-M-F. 

LOC: MAS A TAXAÇÃO ATINGIRIA SOMENTE A PARCELA MAIS RICA DA POPULAÇÃO, DE ACORDO COM O SENADOR. SAIBA MAIS COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: A Câmara dos Deputados pode votar neste mês a regulamentação da emenda 29, uma proposta que define como a União, estados e municípios devem aplicar recursos na saúde pública. Mas somente essa regulamentação, na opinião do senador Humberto Costa, líder do PT e do bloco de apoio ao governo, não será suficiente para cobrir os gastos. Ele defendeu a criação de novas fontes de financiamento para a saúde. Entre elas, o retorno da extinta CPMF, a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira. Mas, segundo o senador, o imposto seria cobrado apenas sobre grandes valores, explicou Humberto Costa. (Humberto Costa) Não há como resolver o problema da saúde no Brasil se não houver recursos novos. A CPMF, talvez, não seja a melhor saída, porque é verdade que o trabalhador assalariado e a classe média já pagam impostos de uma forma bastante considerável. Porém, a criação de uma contribuição ou de um imposto destinado à saúde, que os ricos paguem, é algo absolutamente justo. (Repórter) O senador do PT de Pernambuco apoiou ainda propostas como: o aumento do imposto sobre cigarros e bebidas alcoólicas, além do aumento da parcela do DPVAT - Seguro Obrigatório pago por proprietários de automóveis e motocicletas - destinada à saúde. (Humberto Costa) A soma disso tudo ¿ mais imposto para o cigarro, mais imposto para o álcool, DPVAT para a saúde, e a instituição de uma nova contribuição ¿ serviria para começarmos a pensar na possibilidade de se fazer saúde como a Constituição prevê no nosso País. (Repórter) Outra fonte de recursos, na opinião do senador, poderia ser a cobrança de imposto sobre os ganhos de investidores estrangeiros em aplicações financeiras no Brasil, que forem remetidos ao exterior.
05/09/2011, 01h00 - ATUALIZADO EM 05/09/2011, 01h00
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00