Mozarildo e Marinor concordam com decisão do STF sobre plebiscito — Rádio Senado

Mozarildo e Marinor concordam com decisão do STF sobre plebiscito

OS SENADORES MOZARILDO CAVALCANTI E MARINOR BRITO CONCORDAM COM A DECISÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL DE QUE TODA A POPULAÇÃO DO PARÁ DEVE SER OUVIDA SOBRE A DIVISÃO DO TERRITÓRIO E A CONSEQÜENTE CRIAÇÃO DOS ESTADOS DE TAPAJÓS E CARAJÁS.
 
A CONSULTA POPULAR FOI APROVADA PELO SENADO NO MÊS DE MAIO, COMO INFORMA O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI

O Supremo Tribunal Federal decidiu que toda a população do estado precisa ser consultada no caso de divisão territorial, e não apenas as pessoas que vivem na área que vai ser desmembrada. Dessa forma, os eleitores do Pará inteiro deverão ir às urnas para dizerem se concordam com a criação dos Estados de Tapajós e de Carajás. O senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, autor do projeto de plebiscito sobre o estado de Tapajós e relator da proposta de consulta sobre Carajás, disse que concorda com a decisão da Justiça. Mas ele acha aceitável a hipótese de que fossem ouvidos apenas os eleitores das regiões que seriam separadas.
(MOZARILDO CAVALCANTI) Eu entendo que toda a população do estado deve ser consultada. Embora, também comporta o pensamento de que a população "interessada" é a que vai ser desmembrado. E não quem remanesce. Embora eu concorde com a decisão do Supremo, não há como recorrer disso, é a mesma coisa de que se fossemos fazer a independência do Brasil fazer o plebiscito em Portugal.
(REPÓRTER) Os dois projetos de plebiscito foram aprovados pelo Senado no dia 31 de maio deste ano. Na ocasião, a senadora Marinor Brito, do PSOL do Pará, defendeu o direito de todos os paraenses de se manifestarem sobre a divisão do Estado.
(MARINOR BRITO) "seja respeitado o direito de todos paraenses de participarem dessa discussão. E que o plebiscito aconteça nos marcos da nossa Constituição Federal, com direito a informação sobre todas as possibilidades."
(REPÓRTER) O plebiscito está marcado para o dia onze de dezembro.
25/08/2011, 06h30 - ATUALIZADO EM 25/08/2011, 06h30
Duração de áudio: 01:36
Ao vivo
00:0000:00