Projeto obriga identificação de motociclistas em capacete — Rádio Senado

Projeto obriga identificação de motociclistas em capacete

LOC: O SENADOR WILSON SANTIAGO, DO PMDB DA PARAÍBA, APRESENTOU PROJETO PARA OBRIGAR QUE OS CAPACETES USADOS PELOS MOTOCICLISTAS PASSEM A EXIBIR A IDENTIFICAÇÃO DE SEU USUÁRIO.
 
LOC: O OBJETIVO, SEGUNDO O PARLAMENTAR, É FACILITAR O RECONHECIMENTO DE INDIVÍDUOS QUE USAM MOTOCICLETAS PARA COMETER CRIMES. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.
 
Ao justificar a apresentação de seu projeto, Wilson Santiago afirmou que frequentemente crimes como seqüestros, roubos e assassinatos têm sido cometidos por motoqueiros em duplas, sendo um pilotando a moto e outro na garupa. Segundo Santiago, por estarem usando capacete, dificilmente esses criminosos são identificados. Para evitar situações assim, o senador pelo PMDB paraibano quer que todos os capacetes usados por motociclistas passem a exibir a identificação de seus usuários. (WILSON SANTIAGO) Esse capacete ter um documento de identificação para identificar aquele cidadão, ou com o número da placa da moto, ou com o número de cpf daquele que comanda as câmeras e também os meios fotográficos irão identificar com facilidade irá identificar quem de fato é aquele cidadão se porventura cometa qualquer delito. (REPÓRTER) O projeto recebeu o apoio do senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, que disse que em seu estado são freqüentes os crimes cometidos com o uso de motos. (JAYME CAMPOS) Mato Grosso particularmente nesses últimos tempos parece que voltou a indústria da pistolagem, só nos últimos 15 dias dois prefeitos foram mortos por pistoleiros, alguns de motos, que chegavam à casa do cidadão, hoje o cidadão, usando o capacete, difícil identificar, ele usa sua moto muitas vezes com uma pessoa dirigindo ou outra atrás que é o pistoleiro, vai lá, mata e não consegue identificar. Esse projeto é meritório. (REPÓRTER) O projeto está em análise na comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, onde aguarda sugestões de senadores ao texto original.
12/08/2011, 06h50 - ATUALIZADO EM 12/08/2011, 06h50
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00