Oposição se une por criação de CPI para investigar governo federal — Rádio Senado

Oposição se une por criação de CPI para investigar governo federal

LOC: OS PARTIDOS DE OPOSIÇÃO SE UNEM EM DEFESA DA CRIAÇÃO DE UMA CPI DESTINADA A INVESTIGAR DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO NO GOVERNO FEDERAL. 

LOC: O LÍDER DO GOVERNO DESCARTOU A NECESSIDADE DA COMISSÃO, SOB O ARGUMENTO DE QUE AS IRREGULARIDADES JÁ ESTÃO EM APURAÇÃO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: As lideranças do PSDB, Democratas, PPS e PSOL do Senado e da Câmara se reuniram para discutir a atuação da oposição diante da divulgação de irregularidades no governo federal. Os Ministérios dos Transportes, Agricultura, Cidades, Trabalho, Minas e Energia e Turismo são alvos de denúncias de desvio de recursos públicos e fraudes em licitações. Os líderes da oposição decidiram coletar assinaturas para a criação da CPI da Corrupção. Segundo o presidente do Democratas, senador José Agripino Maia, do Rio Grande do Norte, a Comissão Parlamentar de Inquérito será mista, ou seja, contará com a participação de deputados e senadores. Questionado se a oposição conseguirá 27 assinaturas no Senado, onde a bancada tem 17 senadores, e 171 na Câmara, onde os oposicionistas somam deputados, Agripino revelou que a estratégia será contar com o apoio dos dissidentes da base aliada, além de divulgar na internet os nomes dos parlamentares que não assinarem o pedido de CPMI. (Agripino) Vamos começar a coletar as assinaturas e vamos exibir para o Brasil pela internet e pelos meios de comunicação, quem quer de verdade a faxina e a investigação e quem quer para apenas da boca para fora com a divulgação na internet de quem assinou ou não. Os que assinaram querem investigação, os que não assinaram estão pousando para a plateia. REP: O líder do governo, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, avalia que a CPI não se justifica já que o Tribunal de Contas da União e a Controladoria Geral da União estão investigando as denúncias. (Jucá) O governo está fazendo todas as investigações necessárias. Qualquer fato denunciado está sendo investigado. Portanto, a CPI é desnecessária. A oposição quer fazer jogo e se aproveitar desta situação. Mas a base do governo, tenho certeza, não vai entrar neste jogo. REP: O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias, do Paraná, afirmou que a iniciativa da CPI mista não invalida a tentativa da oposição instalar a CPI dos Transportes no Senado.
11/08/2011, 01h37 - ATUALIZADO EM 11/08/2011, 01h37
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00