CNBB apresenta ações da Igreja de prevenção e para recuperar viciados — Rádio Senado

CNBB apresenta ações da Igreja de prevenção e para recuperar viciados

LOC: A SUBCOMISSÃO DE POLÍTICAS SOBRE DEPENDENTES DE ÁLCOOL E CRACK CONHECEU A EXPERIÊNCIA DA CNBB ¿ CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL ¿ EM PREVENÇÃO, TRATAMENTO E SOCIALIZAÇÃO.

LOC: O OBJETIVO DA SUBCOMISSÃO, VINCULADA À COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, É OUVIR ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL QUE ATUAM CONTRA A DEPENDÊNCIA QUÍMICA. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA:

TÉC: Dom Irineu Danelon, Bispo de Lins em São Paulo e responsável pela Pastoral da Sobriedade da CNBB, lembrou a campanha da Fraternidade de 2001 que teve como lema: "Vida sim, droga não". Segundo ele, foram feitos 28 programas diferentes em todos os recantos do País, em cinco frentes de trabalho: prevenção, intervenção, recuperação, ressocialização e apoio a políticas públicas. Dom Irineu disse que a Campanha da Fraternidade motivou a realização da Conferencia Latino Americana e Caribenha, que culminou com a vinda do Papa Bento XVI a Aparecida do Norte em 2007. Na ocasião, a Igreja Católica lançou um documento forte, afirmou. (DOM IRINEU 1) O fenômeno das drogas é como se fosse uma onda de óleo que invadiu todas as praias de todas as camadas sociais, de todas as idades, ninguém pode dizer não tenho nada com isso, é um fenômeno complexo e urgente, e como igreja a gente não pode se abster. (REP) Ele explicou que são muitos os movimentos na Igreja Católica que trabalham contra a dependência química, e que o foco deve ser na prevenção. (DOM IRINEU 2) Sou bispo de Lins em São Paulo, são 11 penitenciárias na região. Para construção a média de custo é 25 milhões, para manter um preso 1 e 400 per capita. 80 por cento dos que estão lá chegaram a essa situação por causa das drogas, então o governo está gastando bastante e com pouco resultado. A gente bate na tônica programa de vida nova, não consiste apenas do vício, mas devolver à pessoa a consciência de sua dignidade. (REP) O senador Wellington Dias, do PT do Piauí, presidente da subcomissão, disse que o objetivo do colegiado é apresentar propostas de políticas públicas voltadas à prevenção, tratamento e reinserção social de dependentes químicos. (WELLINGTON) Estamos conhecendo, avaliamos a necessidade de ter um trabalho integrado com outras áreas do governo é preciso que se tenha uma integração com a sociedade, e por essa razão entendemos como importante ouvir a experiência da CNBB. (REP) Os senadores vão ouvir ainda representantes de outras entidades da sociedade civil que trabalham contra o álcool e as drogas.
28/06/2011, 01h44 - ATUALIZADO EM 28/06/2011, 01h44
Duração de áudio: 02:16
Ao vivo
00:0000:00