Comissão decide adiar votação do indicado pela OAB ao CNJ
LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DO SENADO DECIDIU ADIAR A VOTAÇÃO DO INDICADO PELA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL AO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA.
LOC: OS SENADORES APROVARAM OUTROS TRÊS NOMES PARA O CARGO DE CONSELHEIRO DO CNJ. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER GEORGE CARDIM.
Os senadores da Comissão de Constituição e Justiça aprovaram os nomes dos indicados ao Conselho Nacional de Justiça pelo Tribunal Superior do Trabalho, pelo Supremo Tribunal Federal e pela Procuradoria-Geral da República: os juízes Ney José de Freitas e José Guilherme Werner; e o promotor Gilberto Valente Martins. Os senadores adiaram, no entanto, a votação do candidato indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil, a pedido dos senadores Demóstenes Torres, do Democratas de Goiás, e Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso. Eles questionaram a recondução de Jefferson Luis Kravchychyn ao CNJ devido a uma denúncia de que ele teria atuado como advogado entre 2009 e 2011, durante seu primeiro mandato como conselheiro, o que é proibido por lei. Segundo Demóstenes, a foto de Kravchychyn estaria no site do escritório da família. (Demóstenes - 22¿) Alguns advogados de Santa Catarina dizem que até pelo princípio da honestidade invocado por vossa excelência. Talvez fosse mais interessante retirar do seu site aqui a expressão: ¿dias de plantão. Atendimento com hora marcada na sede de Florianópolis¿. Seria interessante se Vossa Excelência mandasse retirar deixando claro que não atende em seu escritório como advogado. (Cardim) O candidato Jefferson Luis Kravchychyn explicou que o site do escritório deve estar defasado e disse que se afastou das atividades como advogado quando assumiu o mandato no CNJ. (Jefferson 16¿) Quando ao escritório. É óbvio que eu não advogo, eu não sou infantil, eu sou um homem experiente. Aqui está dizendo que eu sou advogado, eu continuo com muito orgulho sendo advogado. E tenho filhos advogados. Não tenho porque tirar o meu nome de meu escritório. E tem que colocar lá, como coloquei que está licenciado. (Cardim) Não há ainda uma data para a retomada da análise da indicação do candidato da OAB. Os nomes já aprovados pela Comissão de Constituição e Justiça serão analisados em seguida pelo plenário do Senado.