Cristovam pede votação de projeto que proíbe o fumo em ambientes fechados — Rádio Senado

Cristovam pede votação de projeto que proíbe o fumo em ambientes fechados

LOC: O SENADOR CRISTOVAM BUARQUE, DO PDT DO DISTRITO FEDERAL, ANUNCIOU NESTA TERÇA-FEIRA QUE VAI TENTAR APROVAR UMA LEI QUE PROÍBE O CONSUMO DE CIGARROS EM AMBIENTES FECHADOS NO PAÍS.

LOC: NO 31 DE MAIO, DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA O TABACO, CRISTOVAM PARTICIPOU DO "FÓRUM DAS ENTIDADES MÉDICAS" QUE ACONTECEU NO SENADO. OS DETALHES NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.

O evento reuniu especialistas em Medicina, senadores e a ANVISA para discutir os projetos de combate ao vício de fumar em nosso país. E durante os debates, o senador Cristovam Buarque do PDT do Distrito Federal anunciou que irá se reunir com o presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, senador Benedito de Lira do PP de Alagoas, e também com o senador Eduardo Amorim do PSC de Sergipe. Isso porque ele pretende pedir a votação de projeto, de autoria do ex-senador Tião Viana que está na Comissão sob a relatoria de Amorim, que proíbe totalmente o fumo nos ambientes fechados no país. Diversos Estados já adotaram legislações semelhantes neste sentido, mas todas as iniciativas têm sofrido ações na Justiça da indústria do cigarro, sob o argumento de que ferem uma Lei federal. Cristovam sabe que não vai ser fácil aprovar uma Lei como esta em nível nacional, mas já apresenta seus argumentos. (CRISTOVAM BUARQUE) Vou conversar com os senadores que ainda resistem a isto por razões de que nos seus Estados tem produção de fumo, então eles têm medo que isto gere desemprego. Vamos garantir emprego pra todos que trabalham com cigarro, sou contra jogar no desemprego. Vamos criar emprego, mas que não seja um emprego que precise para pagarmos um salário, matar alguém. (REP) Durante o evento foram mostrados diversos números do Instituto Nacional do Câncer e do Ministério da Saúde dos Estados Unidos contra o fumo. Segundo o INCA, uma média de 7 pessoas por dia morrem no Brasil de câncer ou problemas cardíacos provocados pelo vício de fumar. E segundo o Ministério da Saúde dos Estados Unidos, os garçons tem 2 vezes mais câncer de pulmão do que o resto da população, só por serem constantemente expostos à fumaça, mesmo sem fumarem. Também foi lembrado que nos Estados Unidos, na Itália, na Escócia e na Nova Zelândia diminuíram as mortes por infarto após a proibição do fumo em ambientes fechados.
31/05/2011, 06h05 - ATUALIZADO EM 31/05/2011, 06h05
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00