Comissão debate em audiência a cadeia produtiva do leite — Rádio Senado

Comissão debate em audiência a cadeia produtiva do leite

LOC: A CADEIA PRODUTIVA DO LEITE FOI DEBATIDA NESTA SEXTA-FEIRA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA DO SENADO.
 
LOC: UM DOS PRINCIPAIS FOCOS DO DEBATE FOI A DEFASAGEM ENTRE OS VALORES RECEBIDOS PELOS PRODUTORES E O PREÇO QUE O CONSUMIDOR PAGA PELO LITRO DO LEITE NO MERCADO. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.

O presidente da comissão, senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, lembrou que a cadeia produtiva do leite emprega quatro milhões de trabalhadores no país, e que nos últimos oito anos o setor cresceu a uma taxa superior a 4% por período. Mas segundo Gurgacz, ainda é preciso resolver pontos importantes, como o desequilíbrio entre os valores do produto em sua origem até o consumidor final. (ACIR GURGACZ) Todo momento as pessoas nos questionam porque nosso produtor de leite recebe tão pouco pela sua produção, e em contrapartida porque o litro de leite é tão caro nas gôndolas dos mercados, das mercearias, enfim, no varejo. (Celso) O deputado estadual Jesualdo Pires, que presidiu uma CPI do leite na Assembleia Legislativa de Rondônia, criticou a postura adotada pela indústria em relação aos pequenos produtores (JESUALDO PIRES) Os laticínios fazem reuniões onde são combinados previamente os preços a serem pagos aos produtores de leite. É claro que os produtores não se conformam com esse tipo de comportamento dos laticínios. (Celso) Bruno Barcelos Lucchi, assessor da Confederação da Agricultura e Pecuária, destacou os altos custos arcados pelos produtores de leite. (BRUNO BARCELOS) Temos a mão de obra, segundo item após o concentrado que tem um peso maior na composição dos custos, temos sal mineral, medicamentos, gastos com adubo, manutenção de benfeitorias, de pastagens, insumos ligados à qualidade do leite, então uma série de fatores que o produtor desembolsa isso mensalmente para compor seu custo de produção. (Celso) Gustavo Valone, do Departamento de Geração de Renda do Ministério de Desenvolvimento Agrário, afirmou que nos estados em que os produtores se organizaram em cooperativas, eles conseguiram obter preços melhores para seu produto. (GUSTAVO VALONE) O estado de Goiás, era um dos estados que se pagavam o menor preço de leite do Brasil, após a criação de uma central de cooperativas, que começou pequena e hoje tem 1 milhão de litros de leite por dia, é o estado que paga melhor leite no Brasil. (Celso) Também participaram da audiência pública representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul.
27/05/2011, 06h30 - ATUALIZADO EM 27/05/2011, 06h30
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00