Luiz Henrique vai ser indicado para relatar a reforma do código na CCJ — Rádio Senado

Luiz Henrique vai ser indicado para relatar a reforma do código na CCJ

LOC: PRÉ-INDICADO RELATOR DO CÓDIGO FLORESTAL NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, O SENADOR LUIZ HENRIQUE ESPERA QUE A MAIOR PARTE DAS QUESTÕES POLÊMICAS SEJA RESOLVIDA NO TEXTO QUE SERÁ APROVADO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS.

LOC: A IDEIA DELE É EVITAR A APRESENTAÇÃO DE UM SUBSTITUTIVO E APROVAR RAPIDAMENTE A REFORMA DESTA PARTE DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL. O REPÓRTER ROGÉRIO DY LA FUENTE CONVERSOU COM O SENADOR E TEM MAIS INFORMAÇÕES.

O senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina foi comunicado pelo líder do partido dele, o senador Renan Calheiros, de Alagoas, que será o indicado para relatar a reforma do Código Florestal na CCJ do Senado. A expectativa de Luiz Henrique é que o texto chegue da Câmara dos Deputados com as arestas aparadas, sem pontos de conflito. (Luiz Henrique) Se o projeto vier de acordo com aquilo que eu penso, respeitando a competência concorrente dos estados, limitando a competência da União a estabelecer as normas gerais, não há porque delongar. Eu sendo relator eu darei um parecer pela aprovação do projeto como veio da Câmara e tentarmos evitar que ele volte à Câmara dos Deputados e fazer que ele daqui saia direto para sanção. (Repórter) A escolha do parlamentar como relator na CCJ ainda não foi confirmada pelo presidente da comissão, senador Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará. Na opinião do presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, Acir Gurgács, do PDT de Rondônia, um bom caminho é o projeto incentivar a recuperação de áreas degradadas para a agricultura e a pecuária. (Acir Gurgacs) Não basta apenas dizer: "Não Faça!" Temos que dar alternativas, temos que criar ferramentas para que a população agrícola possa continuar nas suas áreas, aumentar a sua produção sem ter que desmatar, sem ter que sair da região. (Repórter) O presidente da Comissão de Meio Ambiente, senador Rodrigo Rollemberg do PSB do Distrito Federal, concorda com uma política pública que enfatize a recuperação de solos já esgotados. (Rollemberg) Certamente se nós tivermos instrumentos para garantir isso, nós vamos reduzir a pressão sobre os biomas preservados. Sejam eles o cerrado, seja ele a floresta amazônica. (Repórter) A ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira, confirmou participação em uma audiência pública conjunta das comissões de Agricultura e Reforma Agrária e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, no próximo dia 2 de junho. O novo Código Florestal deve ser um dos temas em debate.
23/05/2011, 06h12 - ATUALIZADO EM 23/05/2011, 06h12
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00