Ministro defende separação das contas da Previdência e da Assistência Social — Rádio Senado

Ministro defende separação das contas da Previdência e da Assistência Social

LOC: O MINISTRO DA PREVIDÊNCIA DEFENDEU A SEPARAÇÃO DOS GASTOS PREVIDENCIÁRIOS DOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, HOJE, NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS. 

LOC: GARIBALDI ALVES FILHO MOSTROU O PLANO DE TRABALHO DO MINISTÉRIO, FALOU SOBRE FATOR PREVIDENCIÁRIO E OUVIU RECLAMAÇÕES DOS SENADORES. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O ministro da Previdência, o senador licenciado Garibaldi Alves Filho, destacou que o agendamento de pedidos de aposentadoria é feito hoje por meio de um telefone, um-três-cinco, e se a documentação estiver em dia a pessoa sai com a aposentadoria em 30 minutos. Garibaldi, entretanto, ouviu alguns pedidos e reclamações de senadores. O presidente da Comissão de Assuntos Sociais, Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, levantou a ideia de que os integrantes da Previc, superintendência nacional de previdência complementar, deveriam ser sabatinados pelo senado. Já Vanessa Grazziotin, senadora do PC do B do Amazonas, reclamou de alguns serviços do INSS. (VANESSA): as perícias médias lá no meu estado do amazonas, são agendadas para 60 dias. perícia médica é para quem está acidentado, está doente, agendada pra 60 dias? (REP): a própria senadora lembrou que o governo deve fazer concurso para a contratação de 500 peritos, mas teme que por conta da restrição de despesas a medida seja adiada. O ministro disse esperar que o concurso seja autorizado pelo governo. Questionado sobre o fator previdênciário pelo senador Paulo Paim, do PT gaúcho, disse que o governo quer evitar um desequilíbrio nas contas sem esse redutor mas torce pelo sucesso da luta do senador. Garibaldi aproveitou a audiência na CAS para pedir a separação das contas da previdência e da assistência social. (GARIBALDI): por que a Previdência ficar a responder por algo que é da exclusiva responsabilidade da assistência social? até mesmo a LOAS, pagamento da assistência continuada da LOAS, isso que aconteceu no campo, não tem nada de cálculo atuarial... (REP): Garibaldi ressaltou ainda que a previdência dos trabalhadores urbanos se paga. O déficit só ocorre quando se leva em conta os trabalhadores rurais, que ganharam vários benefícios com a constituição de 88 mesmo sem o pagamento correspondente. 
18/05/2011, 01h27 - ATUALIZADO EM 18/05/2011, 01h27
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00