Senadores homenageiam aposentados em sessão e apoiam suas reivindicações — Rádio Senado

Senadores homenageiam aposentados em sessão e apoiam suas reivindicações

LOC: EM QUASE 70% DAS CIDADES DO PAÍS, O DINHEIRO RECEBIDO PELOS APOSENTADOS É SUPERIOR AO QUE AS PREFEITURAS RECEBEM DO FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS. VOCÊ SABIA DISSO?

LOC: A IMPORTÂNCIA DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS PARA A MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE NOSSO PAÍS FOI LEMBRADA DURANTE SESSÃO DO SENADO.

TEC: A galeria do Plenário ficou lotada de aposentados que, antes de participar da sessão em homenagem ao "Dia Nacional dos Aposentados e Pensionistas" fizeram uma marcha pela Esplanada dos Ministérios. E durante a sessão, o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, leu uma mensagem do presidente do Senado, José Sarney do PMDB do Amapá, em apoio às principais bandeiras que os aposentados defendem hoje. (PAULO PAIM): Reafirmando o compromisso deste Senado Federal que já votou o fim do Fator Previdenciário, este Senado que já votou para garantir que o aposentado receba o mesmo percentual que é concedido ao salário mínimo. (REP): A grande importância dos aposentados e pensionistas, principalmente para a economia das pequenas cidades do interior, também foi lembrada. De acordo com números do INSS, em 67,85% dos municípios, os benefícios dos aposentados, por menores que sejam, superam o que as prefeituras recebem do Fundo de Participação dos Municípios. O dinheiro dos aposentados também é responsável por 60% do movimento financeiro de pequenos "mercadinhos" pelo interior afora. Por isso mesmo a senadora Ana Amélia do PP do Rio Grande do Sul defende que o Congresso combata o arrocho nas aposentadorias. (ANA AMELIA): Eu estou apoiando o projeto que estabelece igual reajuste para aposentados e pensionistas que ganham mais que um salário mínimo, ao mesmo reajuste dado a quem ganha um salário mínimo (palmas). Atualmente quase 70% dos benefícios já estão nivelados pelo piso. Mantida esta tendência em poucos anos todos os aposentados estarão valorados no piso. (REP): Este projeto é do senador Paulo Paim, que também voltou a defender, com base em números do Governo, que a Previdência em nosso país é superavitária, tendo alcançado somente no ano passado um balanço positivo de 14 bilhões e 900 milhões de reais.
25/04/2011, 01h25 - ATUALIZADO EM 25/04/2011, 01h25
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00