Região do semiárido pode ganhar zona franca — Rádio Senado

Região do semiárido pode ganhar zona franca

LOC: A REGIÃO DO SEMIÁRIDO NORDESTINO PODERÁ TER UMA ZONA FRANCA. A PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL É DO SENADOR WILSON SANTIAGO, DO PMDB DA PARAÍBA. 

LOC: O OBJETIVO É ESTIMULAR A GERAÇÃO DE EMPREGOS, REDUZIR AS DESIGUALDADES REGIONAIS E AJUDAR O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO NORDESTE. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA.  

O autor da proposta, senador Wilson Santiago, informou que o semi-árido nordestino reúne mil cento e trinta e quatro municípios, com população de mais de 22 milhões de pessoas - a maioria vivendo em situação de pobreza. O senador, do PMDB da Paraíba, lembrou que no semi-árido as desigualdades econômicas e regionais do País se tornam mais evidentes. Por isso, a necessidade de mecanismos que promovam o desenvolvimento com geração de emprego e renda. (WILSON SANTIAGO). A criação da Zona Franca Do Semi Árido Nordestino é extremamente importante e necessária, porque é estimulando a instalação das empresas e oferecendo incentivos que veremos a geração de renda e o desenvolvimento econômico da própria região. (REP) Pela proposta do senador, a zona franca teria como centro o município de Cajazeiras, na Paraíba, se estenderia para o Leste até o município de Patos, também na Paraíba. Ao Norte, iria até o município de Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte; ao Oeste, até Juazeiro do Norte, no Ceará; e ao Sul, até Serra Talhada, em Pernambuco ¿ ocupando um raio de cem quilômetros. Em apoio à iniciativa, o senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, lembrou os efeitos positivos da Zona Franca de Manaus, onde mais de 400 mil empregos foram criados. Para que seja instituída a Zona Franca do Semi-Árido Nordestino, a proposta, que altera a constituição, deverá ser aprovada por 49 senadores em dois turnos de votação no plenário. Só então seguirá para a Câmara, onde também deverá ter aprovação de três/ quintos dos deputados.
11/04/2011, 01h08 - ATUALIZADO EM 11/04/2011, 01h08
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00