Comissão de Agricultura elege novo presidente e vota requerimentos — Rádio Senado

Comissão de Agricultura elege novo presidente e vota requerimentos

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA DO SENADO ABRIU OS TRABALHOS DO ANO NESTA QUARTA-FEIRA, COM A ELEIÇÃO DO NOVO PRESIDENTE E A VOTAÇÃO DE REQUERIMENTOS. 

LOC: OS SENADORES QUEREM DISCUTIR O IMPACTO DOS CORTES NO ORÇAMENTO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO SETOR. PARA ISSO APROVARAM CONVITES A QUATRO MINISTROS PARA AUDIÊNCIAS PÚBLICAS. A INFORMAÇÃO É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

TEC: O senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, foi eleito presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, tendo como vice o senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul. Logo depois da eleição, Acir Gurgacz apresentou requerimentos com convites a quatro ministros de Estado. A intenção é pedir explicações sobre a situação das políticas públicas voltadas para o setor agropecuário, diante da redução dos gastos previstos no orçamento. A comissão aprovou os convites para que o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Bandeira Florence, a ministra da Pesca, Ideli Salvatti, e a ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, venham falar aos senadores sobre como os cortes orçamentários vão afetar as políticas de desenvolvimento da agropecuária. A intenção é que a troca de idéias com os convidados enriqueça os trabalhos da comissão. (Acir Gurgacz) Mas entendemos Também que ouvir as políticas do governo é importante pra nos orientar, pra que tenhamos balizamento em relação a agricultura e todos os temas brasileiros. (Ana) A comissão também aprovou a criação de uma subcomissão específica para acompanhar a execução da política agrícola do governo federal. O autor da proposta, senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, acredita que a nova subcomissão vai contribuir para que as demandas dos agricultores cheguem mais rápido ao governo. (Flexa) Todas as dificuldades por que passa o sistema do agronegócio está ligada com a execução da política agrícola. O governo deixa a desejar na relação de encaminhar uma política agrícola que atenda aos interesses dos trabalhadores e empresários do setor. (Ana) A senadora Marisa Serrano, do PSDB de Mato Grosso do Sul, acredita que a nova subcomissão pode ser um canal para que o setor agrícola conquiste um plano nacional de longo prazo, a exemplo do que aconteceu com a educação. (Marisa Serrano) Como nos fizemos lá atrás no governo Fernando Henrique na comissão de educação na época, lutamos pra ter um plano nacional de educação por vigência de 10 anos, talvez essa fosse uma luta nossa também pra que tenhamos políticas mais permanentes na área de agricultura e pecuária. (Ana) A instalação e definição dos integrantes da subcomissão de acompanhamento de execução da política agrícola deve ser definida na próxima reunião. A comissão de agricultura aprovou ainda requerimentos para discutir a situação fundiária na faixa de fronteira, o planejamento estratégico da Companhia Nacional de Abastecimento, e a Política do Uso Racional da Água. 
23/02/2011, 01h43 - ATUALIZADO EM 23/02/2011, 01h43
Duração de áudio: 02:54
Ao vivo
00:0000:00