Eunício Oliveira é eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça — Rádio Senado

Eunício Oliveira é eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça

LOC: O SENADOR EUNÍCIO OLIVEIRA, DO PMDB DO CEARÁ, FOI ELEITO O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA.

LOC: EM SEU DISCURSO DE POSSE, EUNÍCIO ANUNCIOU QUE VAI PROMOVER UMA SÉRIE DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS PARA DISCUTIR A REFORMA POLÍTICA.

TÉC: Por 22 votos e favor e um em branco, os senadores da Comissão de Constituição e Justiça escolheram o nome de Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará, para presidir o colegiado pelos próximos dois anos. Também foi eleito o senador José Pimentel, do PT cearense, para o cargo de vice-presidente. Em seu discurso de posse, Eunício Oliveira elogiou o trabalho do senador Demóstenes Torres, do Democratas de Goiás, que presidiu a CCJ no último biênio. Também anunciou que pretende voltar a analisar algumas matérias que já estavam em discussão na legislatura passada, como por exemplo, na área de segurança pública, além de propostas que buscam agilizar e modernizar a estrutura da Justiça brasileira. (Eunício) A agenda da CCJ se anuncia desde já estimulante. Na nossa presidência, a sociedade brasileira poderá contar com a sensibilidade a cooperação da CCJ para o aprimoramento da justiça com idéias e iniciativas para tornar ainda mais ágil, menos buracratizada e mais acessível a todos. (Cardim) O senador Eunício Oliveira também revelou que pretende fazer uma série de audiências públicas para debater os principais pontos da Reforma Política. O objetivo é alcançar um mínimo de consenso para começar a analisar a proposta ainda neste semestre pelo Congresso Nacional. (Eunício) A realização de uma série de audiências públicas voltadas a formação de um consenso mínimo para tornar realidade a reforma política. Mais do que nunca necessária e urgente. Como aliás foi repetida em praticamente todos os discursos que marcaram o início desta legislatura. (Cardim) Na retomada das atividades, os senadores também elogiaram o trabalho do senador Demóstenes Torres na condução da Comissão de Constituição e Justiça.

LOC: O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA ANUNCIOU PARA AS DUAS DA TARDE DE HOJE A SABATINA DE LUIZ FUX PARA O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.

LOC: A INDICAÇÃO FOI FEITA PELA PRESIDENTE DILMA ROUSSEF PARA OCUPAR A VAGA DO EX-MINISTRO EROS GRAU, QUE SE APOSENTOU HÁ SEIS MESES.

LOC: OS SENADORES ELOGIARAM A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL E ACADÊMICA DE LUIZ FUX, QUE É MINISTRO DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, PROFESSOR, AUTOR DE DIVERSOS LIVROS DE DIREITO E PRESIDIU A COMISSÃO DE JURISTAS QUE ELABOROU O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL.

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO, JOSÉ SARNEY, DISSE QUE SE APROVADO NA CCJ, O NOME DE LUIZ FUX PODE SER ANALISADO AINDA NESTA SEMANA PELO PLENÁRIO DA CASA.
09/02/2011, 00h24 - ATUALIZADO EM 09/02/2011, 00h24
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00