Magno Malta defende proposta que permite que analfabetos sejam eleitos — Rádio Senado

Magno Malta defende proposta que permite que analfabetos sejam eleitos

LOC: UMA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO APRESENTADA PELO SENADOR MAGNO MALTA, DO PR DO ESPÍRITO SANTO, DEFENDE A CANDIDATURA DE ANALFABETOS A CARGOS ELETIVOS.

LOC: A PEC FOI MOTIVADA PELA ELEIÇÃO DE SEU COMPANHEIRO DE PARTIDO, FRANCISCO EVERARDO OLIVEIRA SILVA, TIRIRICA. O COMEDIANTE FOI O DEPUTADO FEDERAL MAIS VOTADO NO PAÍS, COM UM MILHÃO E TREZENTOS MIL VOTOS, EM SÃO PAULO.

LOC: MAGNO MALTA DESTACOU EM PLENÁRIO QUE OS ANALFABETOS TRABALHAM, PAGAM IMPOSTOS E TÊM DIREITO DE PARTICIPAR DO PROCESSO DEMOCRÁTICO EM TODOS OS NÍVEIS.

TEC: Para o senador Magno Malta, é discriminação e preconceito impedir a candidatura de analfabetos a cargos públicos. Ele disse ainda que a melhor página da história do Brasil foi escrita por um semi-analfabeto (MAGNO MALTA) estudo não é garantia de competência nem sensibilidade. ora a melhor pagina da história do brasil foi escrita por um semi-analfabeto chamado luis inácio lula da silva, como ainda podemos discriminar analfabetos nesse país.. (REP) Como a proibição está na Constituição, será necessário aprovar uma emenda constitucional para permitir a eleição de analfabetos que, segundo o senador, correspondem a 10 por cento da população brasileira. (MAGNO MALTA) a constituição de 88 infelizmente reconheceu nesses cidadãos só metade dos seus direitos políticos,...basta suprimir do parágrafo quarto do artigo 14 o termo analfabetos, assim, livrar-se ao eles de ser humilhados, de prerrogativas comuns a cidadania, podendo por fim postular cargos políticos como qualquer outro candidato (REP) Magno Malta destacou também o fato de que os analfabetos são os únicos cidadãos com direito a voto mas que não podem receber votos. Já o senador Valter Pereira defende que os representantes do povo, seja no Legislativo ou no Executivo, sejam alfabetizados. Para o senador do PMDB de Mato Grosso do Sul seria uma exigência mínima. (VALTER) o exercicio da delegação popular existe capacidade sim para compreender o que se faz e distinguir o que se pode daquilo que é proibido. atribuir poder decisório aquem não tem essa capacidade cognitiva é um risco a que o interesse púlblico não pode estar submetido. o interesse público é um dos bens essenciais da democracia, nesse sentido o mínimo de quem se pode exigir de quem propoe representar o povo é ser alfabetizado. (REP) Valter Pereira defendeu a educação como prioridade, tanto do Estado quanto dos cidadãos, que precisam estar conscientes da importância do estudo e do conhecimento mínimo para seu próprio benefício. O partido de Malta, o PR, entrará com uma com uma ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal pedindo que seja declarada a inconstitucionalidade da limitação. LOC: O TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO INDEFERIU NESTA QUINTA-FEIRA DOIS PEDIDOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA QUE O TIRIRICA FIZESSE NOVAS PROVAS PARA MOSTRAR QUE SABE LER E ESCREVER. LOC: O PROMOTOR ELEITORAL MAURÍCIO ANTONIO RIBEIRO LOPES ENTROU COM DOIS MANDADOS DE SEGURANÇA PEDINDO A ANULAÇÃO DO TESTE REALIZADO NA SEMANA PASSADA PELO HUMORISTA. ELE FOI CONSIDERADO ANALFABETO FUNCIONAL. LOC: NA QUINTA-FEIRA 11, TIRIRICA FEZ UM DITADO E DEPOIS LEU TRECHOS DE DUAS MATÉRIAS DE JORNAL. LOC: A DECISÃO DO TRE FOI LIMINAR E AINDA DEVE SER SUBMETIDA AO JULGAMENTO DO MÉRITO
19/11/2010, 01h10 - ATUALIZADO EM 19/11/2010, 01h10
Duração de áudio: 02:22
Ao vivo
00:0000:00