Paim fala sobre proposta que pode tornar os Pampas patrimônio nacional
LOC: OS PAMPAS PODEM SE TORNAR PATRIMÔNIO NACIONAL. É O QUE DETERMINA UMA PROPOSTA APROVADA PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA.
Téc: A proposta de mudança na Constituição apresentada pelo senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, inclui o Cerrado, a Caatinga e os Pampas como patrimônio nacional. Atualmente, a Constituição lista entre os biomas nacionais a floresta amazônica, a mata atlântica, a serra do mar e a zona costeira, e determina que a utilização dos dessas áreas deve garantir a preservação do meio ambiente e de seus recursos naturais. O relatório da senadora Marina Silva, do PV do Acre, esclarece que os pampas ocupam mais de 60 por cento do território gaúcho. Mas argumenta que a planície de vegetação rasteira não recebe uma atenção especial, porque não tem florestas. Durante o debate na Comissão de Constituição e Justiça, os senadores lembraram que o Senado já aprovou uma proposta que inclui o Cerrado e a Caatinga como patrimônio nacional, o que pode trazer mais investimentos para sua conservação. A matéria está em análise na Câmara dos Deputados. A senadora Serys Slhesarenko, do PT de Mato Grosso, alerta que o grande desafio é conciliar a atividade produtiva com a preservação da natureza (Serys) ¿Nós sabemos que a preservação é essencial, mas a preservação da vida também. Então o desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental tem que ser buscado o tempo todo¿. (Cardim) Para entrar em vigor, a proposta de mudança na Constituição deve ser aprovada em dois turnos de votação no plenário do Senado e da Câmara dos Deputados.
LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA TAMBÉM APROVOU UM PROJETO QUE PREVÊ A REDUÇÃO DE PENA PARA QUEM MATAR ANIMAIS SILVESTRES PARA COMER OU ALIMENTAR A FAMÍLIA.
LOC: A PROPOSTA DO DEPUTADO FÁBIO FELDMANN, DO PARTIDO VERDE DE SÃO PAULO, TAMBÉM PROÍBE A CAÇA OU A DESTRUIÇÃO DE ANIMAIS INCLUÍDOS NA LISTA OFICIAL DE ESPÉCIES DA FAUNA BRASILEIRA AMEAÇADA DE EXTINÇÃO, ELABORADA PELO IBAMA, O INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS.