Fátima Cleide: Possível analfabetismo de Tirica reflete realidade brasileira — Rádio Senado

Fátima Cleide: Possível analfabetismo de Tirica reflete realidade brasileira

LOC: O DEPUTADO FEDERAL MAIS VOTADO DO BRASIL, O PALHAÇO TIRIRICA, ELEITO COM MAIS DE UM MILHÃO E TREZENTOS MIL VOTOS, PODERÁ NÃO ASSUMIR O MANDATO NA CÂMARA. A JUSTIÇA ELEITORAL DE SÃO PAULO ACEITOU DENÚNCIA CONTRA FRANCISCO EVERARDO OLIVEIRA SILVA, MAIS CONHECIDO COMO TIRIRICA, E ELE TERÁ DEZ DIAS PARA PROVAR QUE SABE LER E ESCREVER. 

LOC: PARA A PRESIDENTE DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO, FÁTIMA CLEIDE, A SITUAÇÃO REFLETE A NECESSIDADE URGENTE DE ENFRENTAR COM SERIEDADE AS DEFICIÊNCIAS EDUCACIONAIS NO PAÍS. 

TÉC: A Constituição determina que para ser eleito para um cargo no Brasil, o cidadão precisa saber ler e escrever. E é isso que está sendo questionado na candidatura de Francisco Everardo Oliveira Silva, do PR, o Tiririca. A Justiça Eleitoral aceitou, por suspeita de analfabetismo, a denúncia do Ministério Público contra o deputado federal eleito. Uma denúncia idêntica já havia sido rejeitada antes, mas foi acatada desta vez por causa de uma prova técnica produzida pelo instituto de criminalística de São Paulo. Haveria discrepância de grafia entre o que está nos documentos de Tiririca e o que ficou registrado na declaração entregue pelo candidato ao Tribunal Regional Eleitoral. Tiririca tem 10 dias para apresentar sua defesa e comprovar que sabe ler e escrever. O advogado do comediante disse que as denúncias não correspondem à verdade. Há também uma outra ação que acusa Tiririca de omitir a declaração de bens no pedido de registro. Ele alega que não ocultou patrimônio, mas deixou seus bens para a ex-mulher e os filhos. Para a presidente da Comissão de Educação do Senado, senadora Fátima Cleide, do PT de Rondônia, a situação de Tiririca reflete a necessidade de melhorar o ensino no País. (FÁTIMA) Fiquei realmente surpresa com a notícia de que provavelmente ele possa ser analfabeto. É preocupante porque com todo o sucesso que ele já fez na vida, independente de eleição, já deveria ter se preocupado em estudar, tem todas as condições do ponto de vista econômico para fazer isso. Mas a questão do analfabetismo assola a realidade brasileira e que precisa neste momento estar no debate nacional, uma vez que estamos vivendo o momento oportuno para isso que é o segundo turno da eleição presidencial.. (REP) Fátima Cleide diz que é preciso aumentar os investimentos em educação. (FÁTIMA CLEIDE) Entendemos que o povo mais educado tem efetivamente mais condições de fazer escolhas que sejam muito mais consistentes do ponto de vista eleitoral inclusive para o desenvolvimento das políticas públicas como é o caso da superação do analfabetismo no Brasil. (REP) Cearense de Itapipoca,Tiririca começou a trabalhar aos oito anos de idade. Foi vendedor de algodão doce e picolé e palhaço de circo. Depois da eleição, ele viajou para o Ceará para descansar. 
05/10/2010, 12h45 - ATUALIZADO EM 05/10/2010, 12h45
Duração de áudio: 02:30
Ao vivo
00:0000:00