TSE sugere que eleitor leve "cola" na hora de votar — Rádio Senado

TSE sugere que eleitor leve "cola" na hora de votar

MAIS DE CENTO E TRINTA E CINCO MILHÕES DE ELEITORES PODERÃO ESCOLHER NESTE DOMINGO O PRÓXIMO PRESIDENTE DA REPÚBLICA E AINDA DOIS SENADORES, UM GOVERNADOR, UM DEPUTADO FEDERAL E UM DEPUTADO ESTADUAL OU DISTRITAL, NO CASO DO DF. 

SÃO QUATROCENTAS E VINTE MIL, CENTO E OITENTA E DUAS SEÇÕES ELEITORAIS EM TODO O BRASIL, QUE ESTARÃO ABERTAS DAS OITO DA MANHÃ ÀS CINCO DA TARDE PARA RECEBER OS VOTOS QUE VÃO DEFINIR OS NOMES QUE ESTARÃO NO COMANDO DO PODERES EXECUTIVOS E LEGISLATIVOS FEDERAL E ESTADUAIS. 

O Tribunal Superior Eleitoral aconselha aos brasileiros que vão participar das eleições deste domingo levar o que se chama de cola: ou seja, um papel contendo o nome e o número dos candidatos escolhidos. Isso poderá ajudar a evitar longas filas, já que cada eleitor deverá digitar os números de seis candidatos: um voto para deputado estadual ou distrital, no caso de Brasília, um para deputado federal, um para governador, dois para senador e um para presidente da República. Além da presidência e dos governos estaduais, estão em jogo nestas eleições nada menos que todas as vagas nas assembléias legislativas estaduais, as 513 cadeiras da Câmara dos Deputados, e mais 54 vagas no Senado Federal ¿dois terços da composição da Casa. Algo inédito e que vai valer para estas eleições é a possibilidade do chamado voto em trânsito, ou seja, aquele eleitor que está fora da sua cidade poderá votar, desde que tenha comunicado ao Tribunal Regional Eleitoral. Mais de 80 mil eleitores vão votar fora do local onde moram, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral. Outra novidade é que aquele que votar em trânsito para o cargo de presidente e vice-presidente da República não precisará justificar a ausência de voto para os demais cargos em disputa nas eleições deste ano. O voto em trânsito foi aprovado pelo Congresso no ano passado, no projeto de reforma eleitoral. O senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, autor de um dos projetos que possibilitava o voto em trânsito, comemorou o que considera um avanço. Moderniza e democratiza nossas eleições de maneira mais ampla ainda porque, se por uma razão qualquer um eleitor de Roraima estiver no rio grande do sul ele poderá votar para presidente, com seu direito à cidadania ficando mais plenamente atendido (REP) Até 48 horas depois do encerramento da votação ou seja, até o dia 5, nenhum eleitor pode ser preso ou detido, a não ser em flagrante delito ou em decorrência de condenação judicial por crime inafiançável. E para exercer seu direito ao voto, todos eleitor deve levar um documento oficial com foto. O título de eleitor não é obrigatório, mas é preciso saber a zona e a seção em que vai votar. A justiça eleitoral lembra que certidões de nascimento ou de casamento não são aceitas.
01/10/2010, 01h23 - ATUALIZADO EM 01/10/2010, 01h23
Duração de áudio: 02:35
Ao vivo
00:0000:00