Belini Meurer defende voto em trânsito para todos os cargos — Rádio Senado

Belini Meurer defende voto em trânsito para todos os cargos

LOC: O SENADOR BELINI MEURER AFIRMOU QUE OS ELEITORES EM TRÂNSITO DENTRO DO PAÍS, NO DIA DAS ELEIÇÕES, DEVERIAM TER O DIREITO DE VOTAR PARA TODOS OS CARGOS EM DISPUTA NO SEU ESTADO DE ORIGEM.

LOC: O PARLAMENTAR, DO PT DE SANTA CATARINA, LEMBROU QUE MAIS DE 200 MIL BRASILEIROS RESIDENTES NO EXTERIOR VÃO VOTAR PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA NAS ELEIÇÕES DESTE ANO.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 200 mil 392 brasileiros que vivem em outros países mudaram seu domicílio eleitoral e vão ajudar a escolher o próximo presidente da República. Nova York e Boston, nos Estados Unidos, além da capital portuguesa Lisboa, são as cidades estrangeiras que abrigam o maior número de eleitores brasileiros. Na opinião do senador Belini Meurer, do PT de Santa Catarina, é importante dar a esses cidadãos o direito de participar ativamente da vida política de seu país, principalmente aqueles que mantêm ligações efetivas com o Brasil. Mas para ele, deveria haver uma forma de permitir o voto em trânsito, dentro do território nacional, para todos os cargos em disputa no pleito. (BELINI MEURER) de repente nós poderíamos começar também a pensar nesse sentido. Para que os brasileiros fora do seu domicílio eleitoral possam votar, se o indivíduo lá de SC está viajando lá no CE, ele possa votar lá no CE e esse voto valer para os candidatos de SC. Eu acho que é alguma coisa para a gente pensar também, para governador, para os deputados, para senador, se é possível fazer de um país para o outro, de uma cidade para outra, de um estado para outro, por que também não fazer? (Celso) nas eleições deste ano, os eleitores que estiverem fora de seu domicílio vão poder votar para presidente e vice-presidente da República. Mas para isso precisam ter feito um cadastro anterior na Justiça eleitoral. Mais informações no site do TSE, pelo endereço www.tse.gov.br.
28/09/2010, 07h24 - ATUALIZADO EM 28/09/2010, 07h24
Duração de áudio: 01:23
Ao vivo
00:0000:00