Senadores podem votar proposta que cria cotas para idosos — Rádio Senado

Senadores podem votar proposta que cria cotas para idosos

LOC: APÓS AS ELEIÇÕES, OS SENADORES PODERÃO VOTAR O PROJETO QUE CRIA COTAS NOS CONCURSOS PÚBLICOS PARA PESSOAS COM MAIS DE 60 ANOS. 

LOC: É O QUE DETERMINA UMA PROPOSTA DO SENADOR ANTÔNIO CARLOS VALADARES QUE ESTÁ NA PAUTA DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. 

TÉC: O projeto do senador Antônio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, reserva cinco por cento das vagas dos concursos públicos para candidatos com mais de 60 anos. O Estatuto do Idoso já proíbe que se estabeleça um limite máximo de idade como requisito para a entrada no serviço público, a não ser em casos específicos, como na carreira militar. Antônio Carlos Valadares disse que os idosos poderão contribuir no novo emprego com a sua experiência profissional e de vida. Também lembrou que até 2020, cerca de 13 por cento da população brasileira terá mais de 60 anos, algo em torno de 30 milhões de pessoas. As pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram que em 2050 o Brasil será um país de pessoas mais velhas, com 30 por cento da população com mais de 60 anos, quase o dobro da participação infantil. Por isso, para a senadora Marisa Serrano, do PSDB de Mato Grosso do Sul, o Congresso Nacional deve analisar desde já projetos que beneficiem o idoso. (Marisa Serrano) E se a população idosa vai crescer, se isso já é definitivo, nós temos que nos antecipar e propor ações que criem mecanismo para que no futuro a gente tenha um país onde os idosos sofram menos. (Cardim) O projeto já foi analisado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa e, se for aprovado pela CCJ, será encaminhado diretamente para a Câmara dos Deputados.
20/09/2010, 01h41 - ATUALIZADO EM 20/09/2010, 01h41
Duração de áudio: 01:36
Ao vivo
00:0000:00