Senado recebe deputado alemão para discutir acordo Mercosul-UE
O presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), recebeu nesta quinta-feira (19/02) o presidente do Grupo Parlamentar Alemanha-Brasil no parlamento alemão, eputado Rainer Rothfuß. Os dois discutiram ações que deverão ser empreendidas pelos dois parlamentos para vencer resistências de setores da economia para a implementação do acordo Mercosul-União Europeia. Trad explicou que o tratado está em análise na Representação Brasileira no Parlasul para então ser votado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.

Transcrição
Presidente da Comissão de Relações Exteriores, o senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, recebeu nessa quinta-feira o deputado alemão Rainer Rothfuß (Rothfuss), presidente do Grupo Parlamentar Alemanha-Brasil no Bundestag, o parlamento alemão.
Os dois discutiram ações conjuntas de iniciativa dos dois parlamentos para vencer as resistências ainda existentes para implementação do acordo de livre comércio Mercosul-União Europeia.
O tratado foi assinado no início de janeiro, em Assunção, no Paraguai, após 25 anos de negociações.
O parlamentar alemão apontou resistências principalmente nos setores agrícolas da França e do seu país.
Já o senador Nelsinho Trad disse que o diálogo nos parlamentos é fundamental para esclarecer dúvidas em busca dos ajustes necessários para que os dois blocos sejam beneficiados.
(senador Nelsinho Trad) "Existem setores que são sensíveis a esse acordo; e essa relação mais próxima vai proporcionar que a gente possa tirar as dúvidas, mitigar os prejuízos; para que realmente o acordo possa ser ganha-ganha para os dois blocos de países."
Para Rainer Rothfuss, é fundamental melhorar a comunicação sobre os impactos de acordo, especialmente no setor agrícola.
(Rainer Rothfuß) "Esse é o desafio maior que eu vejo ainda na Alemanha, na França. É uma importante tarefa também para nós comunicarmos bem os benefícios; e também que os agricultores na Alemanha tenham boas informações, racionais, sobre os perigos já limitados para eles."
Nelsinho Trad explicou que o acordo já está sendo analisado pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul para então ser votado na Câmara dos Deputados e no Senado.
O senador lembrou que um grupo de trabalho foi criado na Comissão de Relações Exteriores para discutir os pontos sensíveis do tratado. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.

