Sindicalistas defendem salário mínimo de R$ 560 — Rádio Senado

Sindicalistas defendem salário mínimo de R$ 560

LOC: OS SINDICALISTAS DEFENDERAM UM AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO PARA 560 REAIS NO ANO QUE VEM. A PROPOSTA DE ORÇAMENTO DO GOVERNO PREVÊ UM VALOR DE 538 REAIS. 

LOC: O RELATOR-GERAL DO ORÇAMENTO, SENADOR GIM ARGELLO, DO PTB DO DISTRITO FEDERAL, ADMITE NEGOCIAR UM REAJUSTE MAIOR DO QUE A INFLAÇÃO, MAS VAI DISCUTIR O ASSUNTO COM O PRÓXIMO PRESIDENTE ELEITO. 

Seis centrais sindicais se uniram para defender o aumento do salário mínimo de 510 para 560 reais, no ano que vem. E pediram a abertura imediata de negociação com o governo sobre o assunto. A proposta de Orçamento para 2011, encaminhada pelo Executivo ao Congresso Nacional prevê um valor de 538 reais e 15 centavos. O reajuste de cinco e meio por cento busca repor a inflação prevista para este ano, mas seria o menor dos oito anos de governo Lula. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, justificou que a regra foi acertada com os sindicatos em 2007 e adota como referência a inflação anual e o crescimento do PIB, que é a riqueza produzida pelo país. (Bernardo) ¿O reajuste igual à inflação com aumento real correspondente ao crescimento do PIB. Nesse caso todos sabem que o PIB do ano passado não teve crescimento¿ (Cardim) No entanto, Paulo Bernardo também destacou que a atual regra iria beneficiar os trabalhadores em 2012 com um aumento bem superior a inflação. Isso porque o ministro do Planejamento prevê que a economia do país deve crescer em torno de 7 por cento neste ano. O relator-geral do Orçamento, senador Gim Argelo, do PTB do Distrito Federal, admitiu que pode negociar um reajuste maior, mas explicou que deve discutir o assunto com os parlamentares e o novo presidente eleito em outubro deste ano. (GIM) Continuo tendo a tendência do que foi a do governo Lula, dentro da verdade do aumento real. Então eu vou poder escutar todos, escutar principalmente a nova presidente do Brasil, o novo presidente do Brasil, e aí fazer um orçamento que seja justo para todo o país.¿ (Cardim) O orçamento de 2011 deve ser aprovado até o final deste ano e será o primeiro do presidente que toma posse em janeiro.
08/09/2010, 12h34 - ATUALIZADO EM 08/09/2010, 12h34
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00