Federalização da educação para jovens e adultos é debatida por comissão — Rádio Senado

Federalização da educação para jovens e adultos é debatida por comissão

LOC: A EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS NÃO DEVE SER FEDERALIZADA. 

LOC: ESTE FOI O PRINCIPAL PONTO DEFENDIDO PELOS PARTICIPANTES DE UM DEBATE NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO NESTA QUARTA-FEIRA. CONFIRA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TEC: As chamadas ¿EJAS¿, escolas para jovens e adultos, devem manter seu sistema atual, baseado na articulação entre os 3 níveis de governo, em vez de serem federalizadas, ou seja, mantidas diretamente pelo Governo Federal. Este foi o principal ponto discutido durante audiência pública na Comissão de Educação do Senado, que contou com a participação de autoridades do Ministério da Educação, da UNESCO e de universidades. O Secretário de Educação Continuada do Ministério da Educação, Luiz Lazaro, chamou de ¿uma falsa tentação¿ a proposta de transferir as ¿EJAS¿ para o Governo Federal, sob o argumento de que assim elas contariam com mais dinheiro. Para ele, tal mudança poderia até mesmo ser desastrosa, já que em sua opinião cada Estado pede soluções específicas. Como exemplo, ele citou o Amazonas, onde existe uma parceria da Universidade do Estado com Secretarias de Ensino locais. (LUIZ LAZARO): No Amazonas a Universidade do Estado do Amazonas está trabalhando com a alfabetização de jovens e adultos. Qual foi a solução que eles deram pro universo amazônico? As aulas são sábado o dia inteiro. Pra permitir uma logística em que a mobilidade da população seja condizente com o estudo, né? Então estas soluções locais, é isso que a gente tem que estimular, esta criatividade. (rep) A senadora Marisa Serrano, do PSDB de Mato Grosso do Sul, também citou um exemplo de seu Estado. (MARISA SERRANO): Mato Grosso do Sul tem a ¿Barca do Estudo¿ da UNIDECA, uma Universidade particular no Pantanal. Quer dizer, com o apoio do governo do Estado. É a forma que tem, uma barcaça que vai passando pelos curistas, pelos rios e atendendo as inúmeras fazendas que estão lá no fim do mundo mesmo, no meio do Pantanal, que não é fácil chegar. Mas eu acho que cada Estado vai achando as suas soluções caseiras para resolver estes problemas. (rep): O debate foi realizado para discutir os resultados da 6ª Conferencia Internacional para Educação de Adultos, realizada pela UNESCO no Pará em dezembro do ano passado.
07/07/2010, 01h10 - ATUALIZADO EM 07/07/2010, 01h10
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