The Best 2023 – 1.0
No Improviso desta semana faremos um balanço do melhor do melhor que você ouviu no programa em 2023. Neste ano, o Improviso apresentou, não só, algumas das novas tendências do jazz da música contemporânea, como, também, os clássicos do jazz, do samba e da bossa nova. O jazz feito samba, o samba feito jazz e a mistura de tudo um pouco.
Este foi um ano em que nos despedimos de duas importantes personalidades no mundo jazz. Nos Estados Unidos deixou o saxofonista Wayne Shorter, aos 90. Wayne Shorter tinha forte ligações com a música brasileira. A outra, o pianista João Donato, patrono do Improviso. João Donato é referência fundamental para o jazz brasileiro, com a sua batida de jazz latino, que desenvolveu em seus tempos de Estados Unidos, tocando com o percussionista afro-cubano Mongo Santamaria.
E no finalzinho deste ano, nos deixou o compositor Carlos Lyra, pioneiro da bossa nova e figura chave de seus primórdios. Neste Improviso ele vem representado por seu parceiro Vinícius de Moraes, cantando uma das belíssimas composições da dupla, Minha Namorada.
Aproveitem a Seleção e um Feliz Natal!
Seleção
1 – Sankofa
2 – There Were Never Be Another You
3 – A Nossa – Encontro das Águas
4 – Milestones
5 – Minha Namorada
6 – Morena Boca de Ouro
7 – Falei e Disse
8 – Bachiana Brasileira N.o 5
9 – Bonsbons
10 – Tio Macaco