Boletim.leg - Edição das 22h
CPI do Crime Organizado marca primeiros depoimentos para terça-feira; e Comissão de Assuntos Econômicos analisa projeto que pode garantir tarifa zero no transporte público.

Transcrição
CPI DO CRIME ORGANIZADO MARCA PRIMEIROS DEPOIMENTOS PARA DIA 18
serão ouvidos o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e o diretor de Inteligência da PF, Leandro Almada.
PROPOSTA PODE GARANTIR TARIFA ZERO NO TRANSPORTE PÚBLICO.
... EU SOU ROSÂNGELA TEJO E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
A CPI DO CRIME ORGANIZADO VAI COMEÇAR OS TRABALHOS OUVINDO O DIRETOR-GERAL E O DIRETOR DE INTELIGÊNCIA DA POLÍCIA FEDERAL. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN.
Por sugestão do relator, senador Alessandro Vieira, do MDB de Sergipe, serão ouvidos o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e o diretor de Inteligência da PF, Leandro Almada.
Em agosto, a PF revelou um esquema de lavagem de dinheiro do PCC por meio de empresas e fintechs, que movimentaram R$ 52 bilhões entre 2020 e 2024.
Alessandro Vieira disse que estes depoimentos vão ajudar os senadores a entenderem a atuação e a expansão desses grupos em todo o País.
A CPI começa agora com essas primeiras oitivas que vão estar focadas no processo de diagnóstico do fenômeno da organização criminosa no Brasil, especialmente aquelas de maior gravidade e maior violência.
Na quarta-feira, os integrantes da CPI do Crime Organizado vão ouvir o promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Lincoln Gakiya, que investiga o PCC há 25 anos.
Também será ouvido na quarta-feira na CPI do Crime Organizado o diretor de Inteligência Penal da Secretaria Nacional de Políticas Penais, Antônio Glautter Morais.
A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS ANALISA UM PROJETO QUE ESTABELECE TARIFA ZERO NO TRANSPORTE PÚBLICO.
A MEDIDA PREVÊ TRANSPORTE GRATUITO SEM LIMITE DE VIAGENS, OU RESTRIÇÃO DE DIAS E HORÁRIOS. REPÓRTER LANA DIAS.
De autoria do senador Rogério Carvalho, do PT de Sergipe, o texto prevê fornecimento de credencial para trabalhadores nos municípios que aderirem à medida, que é de participação voluntária.
Como fonte de custeio do programa, os empregadores pagarão ao município uma contribuição, com dispensa do pagamento do vale-transporte. O texto também proíbe desconto no salário do trabalhador.
Para o relator, senador Paulo Paim, a proposta tem potencial de movimentar a economia.
Mas se você diz que a pessoa não pagará o transporte, ela com mais facilidade chegará à loja, sabendo que ela pega o ônibus e vai até lá e não vai pagar nada. a moeda circulante vai aumentar em muito e aí todos são beneficiados,
O senador contou que o presidente Lula pediu ao Ministério da Fazenda um estudo sobre a operacionalização da tarifa zero e a participação da União, estados e municípios no financiamento da ação.
O SIGILO DE CEM ANOS SOBRE INFORMAÇÕES PESSOAIS DE AGENTES PÚBLICOS PODE PASSAR A SER DE APENAS QUATRO ANOS.
ESSE É O OBJETIVO DE UM PROJETO QUE PODERÁ SER VOTADO PELO SENADO. DETALHES COM PEDRO PINCER.
O senador Cleitinho, do Republicanos de Minas Gerais, apresentou um projeto para acabar com o sigilo de 100 anos conferido às informações pessoais de agentes públicos, relativas à intimidade, vida privada, honra e imagem.
Ele sugere que nessas situações o tempo de não publicidade seja de 4 anos.
Cleitinho diz que a proposta também mantém públicas as informações sobre salários, licitações, uso de dinheiro público, gasto com cartão corporativo, indenizações, diárias, viagens e hospedagens.
O princípio da administração pública chama-se transparência. Não é só com o Lula, não; com qualquer Presidente da República! Quem foi, quem é e quem vai ser Presidente têm que mostrar tudo, não tem que ter sigilo de nada. De nenhum Deputado, nenhum Senador, nenhum Presidente, porque nós somos empregados do povo, nós temos o dever de dar satisfação de tudo que a gente gasta com o dinheiro de vocês. Vocês não têm que declarar? Nós também temos que declarar.
Pelo projeto, a Força Aérea Brasileira deverá divulgar as informações de deslocamento de autoridades logo após a viagem.
NA SEMANA EM QUE SE COMEMORA O DIA DE ZUMBI E O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, O SENADO REALIZA SESSÃO ESPECIAL PARA ENTREGAR A COMENDA ABDIAS NASCIMENTO.
A PREMIAÇÃO É CONCEDIDA ÀQUELES QUE SE DESTACARAM NA PROTEÇÃO E NA PROMOÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA.
ENTRE OS AGRACIADOS ESTÃO A JORNALISTA VALDICE GOMES DA SILVA, O HISTORIADOR NATANAEL DOS SANTOS E, EM HOMENAGEM IN MEMORIAN, O MÉDICO BEZERRA DE MENEZES.
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.

