Boletim.leg - Edição das 14h
Senadores comemoram anúncio da votação do acordo comercial da União Europeia com o Mercosul. Carteira Nacional de Professor deve ser lançada no dia 15 de outubro.

Transcrição
SENADORES COMEMORAM ANÚNCIO DA VOTAÇÃO DO ACORDO COMERCIAL DA UNIÃO EUROPEIA COM O MERCOSUL
representa uma janela de oportunidade a abertura de mercado, mas por outro t tem que construir investir mais em infraestrutura.
CARTEIRA NACIONAL DE PROFESSOR DEVE SER LANÇADA NO DIA 15 DE OUTUBRO.
... EU SOU TIAGO MEDEIROS E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
LÍDER DO GOVERNO DIZ QUE A CONCLUSÃO DO ACORDO COMERCIAL ENTRE A UNIÃO EUROPEIA E O MERCOSUL PREVISTA PARA DEZEMBRO VAI MINIMIZAR OS IMPACTOS DO TARIFAÇO DOS ESTADOS UNIDOS.
APESAR DE ADMITIR AVANÇOS NAS NEGOCIAÇÕES, A OPOSIÇÃO COBRA INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA PARA PRODUTORES BRASILEIROS AUMENTAREM AS EXPORTAÇÕES PARA O BLOCO DE 27 PAÍSES. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN.
Após 25 anos de negociação, a Comissão Europeia, braço do Executivo da União Europeia, apresentou o acordo comercial do bloco com o Mercosul.
O tratato prevê a redução de impostos cobrados sobre as exportações.
O líder do governo no Senado em exercício, Rogério Carvalho, do PT de Sergipe, reforçou que esse acordo vai reduzir os impactos do tarifaço dos Estados Unidos.
o Brasil está protagonizando junto com a Europa, junto com o Mercosul a consolidação da ampliação do mercado do Brasil com a Europa, do Mercosul com a Europa. E, ao contrário dos Estados Unidos está fazendo, eliminando tarifas para aumentar o volume do comércio entre esses dois blocos comerciais.
O acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul também prevê cotas para proteger produtos agrícolas.
O vice-líder da oposição, senador Marcos Rogério, do PL de Rondônia, afirmou que o Congresso Nacional será cauteloso na defesa do agro brasileiro.
Ele cobrou do governo investimentos em infraestrutura, como a construção de portos e ferrovias.
Nós produzimos muito, produzimos com qualidade, mas nós somos deficientes em infraestrutura. Por um lado, representa uma janela de oportunidade a abertura de mercado, mas por outro tem que fazer o dever de casa, tem que construir investir mais em infraestrutura.
O acordo comercial ainda será votado pelo Parlamento Europeu e pelos legislativos do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
FALTA UMA SEMANA PARA O FIM DO PRAZO DA SANÇÃO PRESIDENCIAL DA CRIAÇÃO DA CARTEIRA NACIONAL DE DOCENTE NO BRASIL A SER EMITIDA A PARTIR DE OUTUBRO.
A CARTEIRINHA DOS PROFESSORES TERÁ VALIDADE EM TODO O PAÍS E GARANTIRÁ MEIA ENTRADA EM ATRAÇÕES CULTURAIS E DESCONTOS EM HOTÉIS. REPÓRTER MARCELA DINIZ.
O projeto de criação da Carteira Nacional de Docente no Brasil, CNDB, é do senador licenciado e ministro da Educação, Camilo Santana.
Aprovada no Senado em abril e na Câmara em agosto, a proposta está no prazo final para a sanção presidencial, que é dia 11.
A CNDB terá validade em todo o território nacional e será emitida pelo MEC para professores das redes pública e privada.
O documento dará direito a meia entrada em eventos culturais como teatro, shows e cinema; além de desconto em diárias de hotéis e outros estabelecimentos comerciais.
O relator na Comissão de Educação do Senado, senador Cid Gomes, do PSB do Ceará, ressaltou que a carteira unificada também trará um sentimento de pertencimento aos professores, além das vantagens econômicas.
(sen. Cid Gomes) "Ao trazer a emissão da CNDB para o MEC, o projeto contribui com o resgate da visão de que o professor da educação básica é um professor a serviço do Brasil e dos brasileiros."
Após o lançamento oficial no dia do Professor, a emissão da carteirinha dos professores será feita pelo site maisprofessores.mec.gov.br.
APOSENTADA QUE TEVE DESCONTO NÃO AUTORIZADO VAI SER OUVIDA PELOS PARLAMENTARES DA CPMI DO INSS .
SENADORES E DEPUTADOS APROVARAM AINDA 52 REQUERIMENTOS DE PEDIDOS DE INFORMAÇÕES. REPÓRTER RODRIGO RESENDE.
Além de 52 pedidos de informações à Polícia Federal, os parlamentares da CPMI do INSS aprovaram dois convites para ouvir a aposentada Ezimar Vieira dos Santos sobre os descontos fraudulentos, como explicou o presidente da Comissão, senador Carlos Viana, do Podemos de Minas Gerais.
É um requerimento que fiz de uma senhora aposentada que procurou esta comissão e gostaria de trazer aqui o depoimento dela sobre os prejuízos que ela sofreu nesses últimos anos, que está incluso aqui. É um convite que eu fiz essa aposentada.
O deputado Paulo Pimenta, do PT do Rio Grande do Sul, ressaltou que os congressistas da CPMI devem criar algum critério para ouvir os aposentados atingidos pela fraude, já que foram milhares pelo país.
Como será o critério para convidar beneficiários que foram lesados, senão a pessoa vem aqui na porta e diz: “Oh, eu quero ser ouvido!”
Ezimar Vieira dos Santos já participou de uma audiência na Comissão de Previdência da Câmara dos Deputados onde confrontou o ex-ministro Carlos Lupi.
A data da audiência da aposentada ainda será definida.
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.

