Boletim.leg - Edição das 22h
Oposição apresenta pedido para uma CPI mista do INSS, mas governo acha desnecessário.
Comissão deve votar Novo Marco Legal do Licenciamento Ambiental na próxima semana.

Transcrição
OPOSIÇÃO APRESENTA O PEDIDO PARA UMA CPI MISTA DO INSS, MAS GOVERNO ACHA DESNECESSÁRIO
Se instalada, será composta por 15 deputados, 15 senadores ú que terão o prazo de 180 dias para concluírem as investigações.
COMISSÃO DEVE VOTAR O NOVO MARCO LEGAL DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA SEMANA QUE VEM
... EU SOU ______________________ E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
O GOVERNO CONSIDERA DESNECESSÁRIA A CRIAÇÃO DA CPMI DO INSS SOB O ARGUMENTO DE QUE AS INVESTIGAÇÕES PELA POLÍCIA FEDERAL ESTÃO BEM ADIANTADAS, MAS OPOSIÇÃO QUER APURAÇÃO DO CONGRESSO. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN.
A oposição já apresentou o pedido de criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigar os descontos ilegais nas aposentadorias e pensões do INSS. áçéçõ. O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, considera desnecessária a CPMI ao afirmar que a Controladoria Geral da União, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal já estão com as investigações adiantadas.
ãóáí o ideal seria nós esperarmos aí o andamento das investigações e caso houvesse qualquer dúvida sobre o encaminhamento que as investigações tomassem, se poderia fazer a CPI. áí
Segundo a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União, os descontos indevidos entre 2019 e 2024 somam R$ 6,3 bilhões. O senador Marcos Rogério, do PL de Rondônia, considera que a instalação da CPMI deverá ocorrer nos próximos dias.
A instalação dessa CPMI é inevitável, existem muitas perguntas sem respostas e muitos pontos a serem esclarecidos. ãõçõ, essa CPMI vai ter a possibilidade de fazer essa investigação, identificar todos os criminosos que se apropriaram, que meteram a mão no dinheiro dos aposentados.
Se instalada, a CPMI do INSS será composta por 15 deputados, 15 senadores e igual número de suplentes, que terão o prazo de 180 dias para concluírem as investigações.
A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DEVE VOTAR O NOVO MARCO LEGAL DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA SEMANA QUE VEM. REPÓRTER CESAR MENDES.
O projeto em análise na Comissão de Meio Ambiente vai uniformizar as regras para concessão de licenças ambientais aos novos empreendimentos em todo o país, regulamentando o artigo 225 da Constituição Federal. Os licenciamentos hoje são regulados por normas infralegais, o que gera insegurança jurídica, como explicou o relator, senador Confúcio Moura, do MDB de Rondônia.
(senador Confúcio Moura) "Para os empreendedores, é uma divergência entre um estado e outro estado: se uma obra é proposta em Minas Gerais, não é a mesma norma que vai ter, por exemplo, no estado do Pará."
O relatório de Confúcio Moura deverá ser votado na próxima reunião da Comissão de Meio Ambiente.
SENADORES DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO CONSIDERAM O 13 DE MAIO DATA SEM COMEMORAÇÃO, E UM CHAMADO À REFLEXÃO SOBRE AS HERANÇAS ESCRAVOCRATAS QUE PERSISTEM NO BRASIL. REPÓRTER MARCELA DINIZ:
Na Comissão de Educação, o senador Confúcio Moura, do MDB de Rondônia, disse que o 13 de maio é uma "data marcada nos livros como o dia que o Brasil libertou seus escravizados", mas que "a história verdadeira, aquela que vive nas ruas, nas periferias, nos corpos negros", mostra que "a liberdade foi incompleta". O senador do MDB de Rondônia apresentou dados atuais para comprovar esse entendimento:
(sen. Confúcio Moura) "Hoje, a população negra é a maioria do Brasil, 56%; 84% das pessoas mortas pela polícia, em 2022, eram negras. Negros também são 67% da população carcerária. As crianças e adolescentes negros são vítimas de bullying. Nos campos futebol, o racismo estampado. Que esse 13 de maio nos convoque não à comemoração, mas à consciência."
A senadora Teresa Leitão, do PT de Pernambuco, lembrou da persistência, nos dias de hoje, do trabalho análogo à escravidão. De 1995 a 2023, mais de 63 mil trabalhadores foram resgatados desta condição. 66% são negros.
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.