Boletim.leg - Edição das 22h
Empreendedores de baixa renda podem ter desconto na conta de luz. CPI das Bets ouve especialistas sobre danos mentais provocados pelo vício em jogos.

Transcrição
EMPREENDEDORES DE BAIXA RENDA PODEM TER DESCONTO NA CONTA DE LUZ
projeto de lei garante ao chamado nanoempreendedor o enquadramento no Programa de Tarifa Social de Energia Elétrica
CPI DAS BETS OUVE ESPECIALISTAS SOBRE DANOS MENTAIS PROVOCADOS PELO VÍCIO EM JOGOS
... EU SOU ROSÂNGELA TEJO E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
UM PROJETO QUE CONCEDE DESCONTO NA CONTA DE LUZ DE EMPREENDEDORES DE BAIXA RENDA PODE SER ANALISADO PELOS SENADORES. MAIS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER PEDRO PINCER.
Os pequenos empreendedores com receita bruta anual de cerca de R$ 30.600 poderão receber descontos na tarifa de energia elétrica. Um projeto de lei do senador Mecias de Jesus, do Republicanos de Roraima, garante ao chamado nanoempreendedor o enquadramento no Programa de Tarifa Social de Energia Elétrica, que recebe subsídios do governo federal. Para Mecias de Jesus, a inclusão dos nanoempreendedores nesse programa é uma medida de grande impacto social
O pequeno empreendedor é quem movimenta a economia do nosso país. Por isso, apresentei o projeto de lei, que garante o acesso dos nanoempreendedores à tarifa social de energia elétrica. Isso significa conta de luz mais barata e mais fôlego para quem gera renda, emprego e desenvolvimento.
De acordo com o senador, estudos indicam que a eletricidade pode corresponder a até 20% dos custos operacionais de um pequeno empreendedor. A proposta será distribuída às comissões temáticas do Senado para discussão e votação.
A CPI DAS BETS VAI ABORDAR, NESTA NESTA TERÇA-FEIRA, COMO OS JOGOS ONLINE AFETAM A SAÚDE MENTAL DAS PESSOAS.
OS SENADORES CONVIDARAM UMA REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE E O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA. REPÓRTER MARCELLA CUNHA.
A CPI das Bets vai ouvir nesta terça-feira a diretora do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Sônia Barros, sobre como os jogos de azar afetam a saúde psicológica dos brasileiros, levando a casos de endividamento crônico e outras condições de saúde. O senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, quer dados sobre o impacto desse vício e discutir a necessidade de políticas públicas de conscientização e proteção aos consumidores.
Um dos objetivos da CPI, realmente, é a gente buscar uma legislação compatível com relação à saúde mental dos apostadores, o que está acontecendo, a questão do endividamento, a proteção dos direitos da criança e do adolescente.
A CPI das Bets também vai ouvir o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antônio Geraldo da Silva, que é coordenador e criador da campanha nacional de prevenção ao suicídio, setembro amarelo. Ele foi convidado a pedido da senadora Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal, para contribuir com informações técnicas sobre os impactos psicológicos e sociais do vício em apostas.
A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA VAI AO ESTADO DE RONDÔNIA PARA FISCALIZAR A PESAGEM DE CAMINHÕES PELO DNIT E A PRIVATIZAÇÃO DA BR-364 . O REPÓRTER CESAR MENDES TRAZ OS DETALHES.
A Comissão de Infraestrutura vai fiscalizar o procedimento de pesagem por eixo de caminhões realizado pelo DNIT nos municípios de Porto Velho e Vilhena, em Rondônia. O autor do pedido, senador Jaime Bagattoli, do PL de Rondônia, explicou que é preciso adotar medidas que tornem essa operação mais eficaz, já que têmocorrido muitas distorções entre a pesagem realizada nas balanças móveis que o DNIT emprega na BR 364 e a pesagem que feita no momento em que os caminhões são carregados.
(senador Jaime Bagattoli) "É necessário analisar com mais critério se a balança atende a real necessidade da operação e está sendo manuseada da forma correta."
Os senadores também farão visitas às Câmaras Municipais de Vilhena e de Porto Velho para avaliarem o processo de privatização da BR-364, já discutido em audiência pública pelo colegiado no dia 25 de março.
O EX- PRESIDENTE DO SENADO, SENADOR RODRIGO PACHECO, LANÇA NESTA TERÇA-FEIRA O LIVRO “A REFORMA DO CÓDIGO CIVIL”, COM A REVISÃO DE QUASE 900 ARTIGOS E A INCLUSÃO DE 300 NOVOS DISPOSITIVOS.
LOC: O LIVRO REÚNE ANÁLISES DE JURISTAS SOBRE MUDANÇAS NO CÓDIGO CIVIL, EM VIGOR DESDE 2002, PARA ADEQUÁ-LO ÀS NOVAS REALIDADES SOCIAIS, TECNOLÓGICAS E ECONÔMICAS. ENTRE OS TEMAS ABORDADOS ESTÃO CONTRATOS, RESPONSABILIDADE CIVIL, RELAÇÕES FAMILIARES E O IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO DIREITO.
LOC: O LANÇAMENTO DO LIVRO SERÁ ÀS 19H30, NO SALÃO NEGRO DO CONGRESSO NACIONAL.
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.