Boletim.leg - Edição das 14h
Destaques: Representação brasileira no Parlamento do Mercosul vai discutir a crise na Venezuela. Senado decreta luto oficial de três dias por morte de Silvio Santos.
Transcrição
REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA NO PARLAMENTO DO MERCOSUL VAI DISCUTIR A CRISE NA VENEZUELA
Uma vez que o nosso Observatório da Democracia não foi convidado, quis ir, mas não foi permitido que fosse
SENADO DECRETA LUTO OFICIAL DE TRÊS DIAS POR MORTE DE SILVIO SANTOS
... EU SOU ______________________ E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
O SENADO DECRETOU LUTO OFICIAL DE TRÊS DIAS PELA MORTE DO APRESENTADOR SILVIO SANTOS.
EM NOTA OFICIAL, O PRESIDENTE DO SENADO, RODRIGO PACHECO, AFIRMOU QUE A MAGNITUDE ALCANÇADA PELO CARISMA, PELA VERSATILIDADE E PELO TALENTO DE SILVIO SANTOS O TORNOU IMPRESCINDÍVEL COMO UM DOS MAIORES COMUNICADORES DO ENTRETENIMENTO DO NOSSO PAÍS.
A sua história de vida, tendo vindo de baixo como um camelô, que se tornou um grande empresário, dos mais importantes empresários do Brasil, além da sua capacidade, do seu talento individual como comunicador, que o fez realmente singular. Não há nada que se compare a Silvio Santos, não há ninguém que se compare a Silvio Santos, por isso essa grande manifestação nacional.
SEGUIU PARA ANÁLISE DO PLENÁRIO O PROJETO QUE TRATA DA PRODUÇÃO DE FÁRMACOS PARA DOENÇAS NEGLIGENCIADAS.
É O CASO DA HANSENÍASE E DA LEISHMANIOSE, ENTRE OUTRAS, ENFERMIDADES ENDÊMICAS NAS POPULAÇÕES POBRES DO PAÍS. REPÓRTER CESAR MENDES.
Doenças negligenciadas ou determinadas socialmente são aquelas provocadas por agentes infecciosos e parasitas, como a hanseníase, a esquistossomose e a doença de Chagas, entre outras, todas endêmicas nas populações de baixa renda. O projeto da deputada Laura Carneiro, do PSD do Rio de Janeiro, estabelece que os laboratórios públicos com condições técnicas deverão produzir os componentes farmacológicos para o tratamento dessas doenças. O relator, Paulo Paim, do PT gaúcho, defendeu a aprovação da proposta.
(senador Paulo Paim) '' A autonomia do país na capacidade de produção doméstica de princípios ativos dos medicamentos é estratégica para a saúde dos brasileiros.''
O projeto depende agora de votação no Plenário do Senado.
A REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA NO PARLAMENTO DO MERCOSUL VAI DISCUTIR A CRISE ELEITORAL NA VENEZUELA.
O EMBAIXADOR JOÃO MARCELO GALVÃO DE QUEIROZ PARTICIPARÁ COMO CONVIDADO DA REUNIÃO. REPÓRTER LUIZ FELIPE LIAZIBRA.
O embaixador João Marcelo Galvão de Queiroz foi convidado para discutir a crise política na Venezuela com os senadores e deputados que compõem a Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul. Antes de colocar em votação o convite, o presidente da comissão, senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, lembrou que o Observatório da Democracia do Parlamento do Mercosul não foi chamado para acompanhar as eleições venezuelanas.
senador Nelsinho Trad: Eu penso que o nosso colegiado, que atua no Parlasul, mais precisamente Deputados e Senadores brasileiros, deveria ter um conhecimento mais apurado de quem tem mais legitimidade para tanto, sob o ponto de vista do nosso país. Uma vez que o nosso Observatório da Democracia não foi convidado, quis ir, mas não foi permitido que fosse.
A data da audiência com o embaixador ainda será definida pelo colegiado.
A CARTEIRA DE MOTORISTA PODERÁ PASSAR A TRAZER INFORMAÇÕES SOBRE TIPO SANGUÍNEO E FATOR RH, DE ACORDO COM PROJETO ENVIADO PARA DECISÃO FINAL NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA.
MEDIDA DEVE AGILIZAR SOCORRO ÀS VÍTIMAS DE TRÂNSITO EM CASOS DE NECESSIDADE DE TRANSFUSÃO DE SANGUE. REPÓRTER JANAÍNA ARAÚJO:
A Comissão de Assuntos Sociais aprovou projeto de lei que prevê a inclusão do tipo sanguíneo e fator Rh na Carteira Nacional de Habilitação. O parecer favorável ao projeto do senador Eduardo Girão, do Novo do Ceará, foi lido pela senadora Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal. Ela ressaltou que a medida é oportuna devido ao crescimento da frota de carros e, principalmente, de motocicletas, que se refletiu no aumento também dos acidentes.
(sen. Damares Alves) "Diante dos elevados números de acidente de trânsito são extremamente relevantes informações cruciais, como o tipo sanguíneo e o fator Rh das vítimas, com acesso imediato para agilizar transfusões de sangue e garantir tratamentos mais eficazes, especialmente em situações de emergência, em que cada segundo conta."
O projeto prevê que continuarão válidas as carteiras de habilitação emitidas antes da entrada em vigor da mudança no Código de Trânsito Brasileiro. O texto agora segue para votação final na Comissão de Constituição e Justiça, ou seja, se for aprovado e não houver pedido para análise em Plenário, será enviado direto para Câmara dos Deputados.
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.