Coisa Amor: avessos e contradições das relações humanas a partir do cotidiano
Em destaque no Autores e Livros dessa semana, o livro de contos, “Coisa Amor”, de Pedro Jucá, publicado pela Editora Urutau.
Livro de estreia do escritor cearense Pedro Jucá (@pedrojuca_), “Coisa Amor” é composto por contos que abordam avessos e contradições das relações humanas a partir de situações cotidianas, relacionadas sobretudo com a maternidade, o amor, a sexualidade e o desejo e também o inconsciente, a morte, a memória, a loucura e a solidão.
O programa destaca também o lançamento de “O Mundo de Best e a Cidade da Fonte Tríade”, da escritora brasiliense Selma G. Santana. No segundo livro da saga "O Mundo de Best", ela usa a fantasia como um meio para promover reflexões sobre o comportamento da sociedade atual. A aventura é um convite aos leitores que desejam tornar o mundo um lugar melhor.
E, na coluna “Clube do Livro, o comentário de Mayra Cunha sobre “Paradais”, da mexicana Fernanda Melchor, publicado pela editora Mudaréu. A obra, que traz o encontro de dois adolescentes desajustados, revela uma América Latina pulsante e louca, violenta e viva.
Autores no programa: Fernanda Melchor, Selma G. Santana, Fabiane Guimarães, Sarah Hogle, Pedro Jucá, Carlos Drummond de Andrade; Cecília Meireles e Manuel Lopes Fonseca.
Tags: Autores e Livros, Literatura Brasileira, Livros, Literatura Latino-americana, contos, dicas de leitura, Fernanda Melchor, Selma G. Santana, Fabiane Guimarães, Sarah Hogle, Pedro Jucá, Carlos Drummond de Andrade; Cecília Meireles e Manuel Lopes Fonseca.
Transcrição
1ª parte
OLÁ, A PARTIR DE AGORA, AUTORES E LIVROS, SUA REVISTA LITERÁRIA DE TODA SEMANA. HOJE TEMOS DICAS DE LEITURA, LANÇAMENTOS, CONTOS E POESIA. SOU ANDERSON MENDANHA E VAMOS JUNTOS!
BG
EU COMEÇO O PROGRAMA COM OS NOSSOS PARABÉNS A TODOS OS ESCRITORES DO BRASIL PELO DIA DO ESCRITOR, COMEMORADO NO ÚLTIMO DIA 25 DE JULHO.
A DATA TEVE ORIGEM EM 1960 COM A REALIZAÇÃO DO PRIMEIRO FESTIVAL DO ESCRITOR BRASILEIRO, ORGANIZADO PELA UNIÃO BRASILEIRA DOS ESCRITORES SOB A PRESIDÊNCIA DE JOÃO PEREGRINO JÚNIOR E JORGE AMADO.
A IDEIA DESSA DATA É RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DOS ESCRITORES, QUE ATRAVÉS DA ESCRITA TÊM O PODER DE TRANSMITIR CONHECIMENTO, CULTURA, CONTAR HISTÓRIAS, CRIAR PERSONAGENS MARCANTES E TRANSFORMAR NÃO SÓ AS PESSOAS, MAS TAMBÉM O MUNDO.
PARABÉNS E OBRIGADO A TODAS ESCRITORAS E ESCRITORES.
BG
E AGORA, VAMOS COM DICA DE LEITURA DE MAYRA CUNHA.
VOCÊ ENCONTRA “PARADAIS”, DA MEXICANA FERNANDA MELCHOR, PUBLICADO PELA EDITORA MUDARÉU, COM FACILIDADE NAS LIVRARIAS, PORTAIS DA INTERNET E EM ALGUNS SEBOS.
BG
EU DESTACO AGORA O LANÇAMENTO DE “O MUNDO DE BEST E A CIDADE DA FONTE TRÍADE”, DA ESCRITORA BRASILIENSE SELMA G. SANTANA. NO SEGUNDO LIVRO DA SAGA "O MUNDO DE BEST", SELMA USA A FANTASIA COMO UM MEIO PARA PROMOVER REFLEXÕES SOBRE O COMPORTAMENTO DA SOCIEDADE ATUAL.
EM O MUNDO DE BEST E A CIDADE DA FONTE TRÍADE, A JOVEM BEST, GAROTA CURIOSA E JÁ CONHECIDA DOS LEITORES, MERGULHA NO UNIVERSO UTÓPICO CRIADO POR SELMA G. SANTANA, EM QUE VEÍCULOS TECNOLÓGICOS SÃO GUIADOS POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, ESTUDOS COM DNA HUMANO AVANÇAM CADA DIA MAIS, A POPULAÇÃO É AMPARADA POR PROGRAMAS DE SUSTENTABILIDADE E O SISTEMA ECONÔMICO É BASEADO EM MOEDAS ENERGÉTICAS.
NESSA JORNADA – QUE DÁ SEQUÊNCIA AO PRIMEIRO VOLUME DA SAGA, O MUNDO DE BEST E O DESEJO DA PEDRA – A PROTAGONISTA DESVENDA SEGREDOS, QUESTIONA AS PRÓPRIAS CRENÇAS E ENFRENTA DESAFIOS QUE A IMPULSIONAM EM UM PROCESSO DE EVOLUÇÃO DA CONSCIÊNCIA.
A LEITURA É UM CONVITE PARA TODOS QUE PENSAM O MUNDO COMO UM LUGAR A SER MELHORADO – TEMAS COMO A PAZ, LIBERDADE COM ÉTICA, COOPERAÇÃO E UNICIDADE GUIAM A TRAJETÓRIA DE BEST E OUTROS PERSONAGENS EM UMA NOVA E CATIVANTE AVENTURA.
SAIBA MAIS SOBRE O MUNDO DE BEST NO INSTAGRAM DA SELMA: @SELMAG.SANTANA
BG
JÁ NAS LIVRARIAS E PORTAIS DA INTERNET, O NOVO ROMANCE DA GOIANA FABIANE GUIMARÃES, “COMO SE FOSSE UM MONSTRO”, PUBLICADO PELA ALFAGUARA. NO LIVRO, FABIANE ABORDA A QUESTÃO DA EXPLORAÇÃO DO CORPO DA MULHER PELO VIÉS DE UM CASAL QUE PROPÕE UMA BARRIGA DE ALUGUEL À TRABALHADORA DOMÉSTICA QUE ACABA DE CHEGAR À CASA DELES.
BRASÍLIA, DÉCADAS DE 1980 E 1990. UMA JOVEM SAI DO INTERIOR PARA TRABALHAR COMO EMPREGADA DOMÉSTICA NA CASA DE UM CASAL RICO NA CIDADE GRANDE. LÁ, ENQUANTO TENTA ENTENDER A DINÂMICA DIÁRIA DOS DOIS, ELA COMEÇA A VER ALGUMAS MENINAS PASSANDO DIARIAMENTE PARA ALGUM TIPO DE ENTREVISTA A PORTAS FECHADAS. DEPOIS DE MESES SEM ACHAR A ESCOLHIDA, O CASAL FINALMENTE FAZ A PROPOSTA A DAMIANA (APESAR DE ACHAREM O TOM DA SUA PELE UM POUCO MAIS ESCURO DO QUE GOSTARIAM): QUE ELA SEJA BARRIGA DE ALUGUEL PARA ELES.
DAMIANA ACEITA SEM ENTENDER MUITO BEM, PASSA POR UMA INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL CASEIRA E UM QUASE CÁRCERE PRIVADO DE NOVE MESES. DEPOIS QUE O BEBÊ NASCE, ELA CONHECE MORENO, UM "ESPECIALISTA" NESSE TIPO DE NEGÓCIOS QUE EXPLICA QUÃO INCONSEQUENTE FOI AQUELA DECISÃO E SUGERE QUE OS DOIS PASSEM A TRABALHAR JUNTOS.
A HISTÓRIA DE DAMIANA ― UMA DAS BARRIGAS DE ALUGUEL MAIS PRODUTIVAS DA DÉCADA ― E SUA RELAÇÃO COM A MATERNIDADE, O PRÓPRIO CORPO, AS VIDAS QUE IMPACTA E A REDE CLANDESTINA DE PRODUÇÃO DE BEBÊS É CONTADA A UMA JORNALISTA QUANDO ELA JÁ ESTÁ IDOSA, VIVENDO NOVAMENTE NO CAMPO.
UM ROMANCE ENVOLVENTE SOBRE O QUE SIGNIFICA TOMAR DECISÕES E COMO ELAS IMPACTAM A VIDA DOS OUTROS, COMO SE FOSSE UM MONSTRO É UMA REFLEXÃO ÚNICA SOBRE A MATERNIDADE, A CULPA E O DIREITO DE ESCOLHER.
BG
MINHA DICA AGORA É UM ROMANCE REPLETO DE EMOÇÕES ESCRITO POR SARAH HOGLE: ATÉ QUE O INFERNO NOS SEPARE, UMA COMÉDIA ROMÂNTICA CONTEMPORÂNEA QUE GIRA EM TORNO DE UM QUESTIONAMENTO RECORRENTE ENTRE CASAIS: VALE A PENA INVESTIR EM UMA SEGUNDA CHANCE?
ASSIM COMO A NOVELA BRASILEIRA DE GRANDE SUCESSO O CRAVO E A ROSA, A OBRA É UMA RELEITURA DIVERTIDÍSSIMA DO CLÁSSICO A MEGERA DOMADA, DE SHAKESPEARE, ADAPTADA PARA OS DIAS ATUAIS.
QUASE DOIS ANOS DEPOIS DO MOMENTO ENCANTADOR, COM O CASAMENTO MARCADO, NAOMI E NICHOLAS NÃO SE SUPORTAM MAIS. TUDO SE INTENSIFICA APÓS UMA BRIGA QUE PARECE SER O PONTO FINAL DESSA HISTÓRIA DE AMOR. PORÉM, AS AVENTURAS EM UMA NOVA CASA PROMETEM AQUECER NOVAMENTE ESSES CORAÇÕES. AOS POUCOS, ELES COLOCAM TUDO O QUE SENTEM PARA FORA E DÃO UMA APIMENTADA NO RELACIONAMENTO QUE ESTAVA QUASE TÃO FRIO QUANTO UM DIA DE NEVASCA.
ESTA É UMA NARRATIVA É FEITA SOB MEDIDA PARA AQUELES QUE ADORAM UM ROMANCE QUE DESPERTA RISADAS, MILHARES DE SENTIMENTOS E SÃO CARREGADOS DE PAIXÃO. ATÉ QUE O INFERNO NOS SEPARE RESSIGNIFICA O “PARA SEMPRE”, REFLETE QUE O BOM CASAMENTO É AQUELE DO JEITINHO QUE MELHOR REPRESENTA OS APAIXONADOS E TRAZ O SENTIDO DA REDESCOBERTA DO AMOR, QUE PODE GANHAR UMA SEGUNDA CHANCE.
PUBLICADO PELA VR EDITORA, VOCÊ ENCONTRA “ATÉ QUE O INFERNO NOS SEPARE” NO SITE DA EDITORA VREDITORA.COM.BR
BG
A GENTE FAZ AGORA UM BREVE INTERVALO E DAQUI A POUCO VOLTAMOS COM MAIS LITERATURA.
2ª parte
AUTORES E LIVROS DE VOLTA. SOU ANDERSON MENDANHA E OBRIGADO SEMPRE PELA SUA COMPANHIA.
BG
E CHEGOU A HORA DA ENTREVISTA DA SEMANA.
ESSA FOI PARTE DA ENTREVISTA COM PEDRO JUCÁ, SOBRE SEU LIVRO DE CONTOS “COISA AMOR”. A ENTREVISTA COMPLETA ESTÁ DISPONÍVEL NAS PRINCIPAIS PLATAFORMAS DE PODCAST E NO SITE DA RÁDIO SENADO. BASTA BUSCAR POR “PEDRO JUCÁ - COISA AMOR – RÁDIO SENADO”.
“COISA AMOR”, PUBLICADO PELA EDITORA URUTAU, ESTÁ DISPONÍVEL NO SITE DA EDITORA: EDITORAURUTAU.COM E SAIBA MAIS SOBRE PEDRO JUCÁ NO SEU PERFIL NO INSTAGRAM: @PEDROJUCA_
BG
E CHEGOU A HORA DO ENCANTOS DE VERSOS. HOJE, MARLUCI RIBEIRO NOS TRAZ UMA SELEÇÃO DE POEMAS SOBRE A AMIZADE.
OLÁ! 30 DE JULHO MARCA O DIA INTERNACIONAL DA AMIZADE. POR ISSO HOJE O ENCANTOS DE VERSOS COMEMORA A DATA, TRAZENDO PRA VOCÊ POEMAS DE Carlos Drummond de Andrade; Cecília Meireles e Manuel Lopes Fonseca INSPIRADOS NO TEMA.
OP: https://www.youtube.com/watch?v=lII0ObeV27A&ab_channel=Jurrivh
LOC: MINEIRO DE ITABIRA, CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE É CONSIDERADO O PRINCIPAL POETA DO SÉCULO XX. VIVEU DE 1902 A 1987 E DEDICOU 56 ANOS À POESIA. SOBRE A TEMÁTICA DA AMIZADE, ESCREVEU A UM AUSENTE, PUBLICADO NA OBRA FAREWELLL: OP: https://www.youtube.com/watch?v=lII0ObeV27A&ab_channel=Jurrivh - Goodbye - Sad & Emotional Piano Song Instrumental - POEMA 1
Tenho razão de sentir saudade,
tenho razão de te acusar.
Houve um pacto implícito que rompeste
e sem te despedires foste embora.
Detonaste o pacto.
Detonaste a vida geral, a comum aquiescência
de viver e explorar os rumos de obscuridade
sem prazo sem consulta sem provocação
até o limite das folhas caídas na hora de cair.
Antecipaste a hora.
Teu ponteiro enlouqueceu, enlouquecendo nossas horas.
Que poderias ter feito de mais grave
do que o ato sem continuação, o ato em si,
o ato que não ousamos nem sabemos ousar
porque depois dele não há nada?
Tenho razão para sentir saudade de ti,
de nossa convivência em falas camaradas,
simples apertar de mãos, nem isso, voz
modulando sílabas conhecidas e banais
que eram sempre certeza e segurança.
Sim, tenho saudades.
Sim, acuso-te porque fizeste
o não previsto nas leis da amizade e da natureza
nem nos deixaste sequer o direito de indagar
porque o fizeste, porque te foste.
LOC: OUTRO GRANDE NOME DA LITERATURA BRASILEIRA DEDICOU VERSOS À AMIZADE. ESTAMOS FALANDO DE CECILIA MEIRELES, QUE VIVEU DE 1901 A 1964 E É CONSIDERADA A PRINCIPAL VOZ FEMININA DE NOSSA POESIA MODERNA. SOBRE O TEMA, COMPÔS RECADO AOS AMIGOS DISTANTES, PARTE DO LIVRO INTITULADO POEMAS: OP: https://www.youtube.com/watch?v=E4EhYxItL6c&ab_channel =OhmHeartMusic- A Amizade Verdadeira Animação - Música Instrumental Violão e Piano - POEMA 2
Meus companheiros amados,
não vos espero nem chamo:
porque vou para outros lados.
Mas é certo que vos amo.
Nem sempre os que estão mais perto
fazem melhor companhia.
Mesmo com sol encoberto,
todos sabem quando é dia.
Pelo vosso campo imenso,
vou cortando meus atalhos.
Por vosso amor é que penso
e me dou tantos trabalhos.
Não condeneis, por enquanto,
minha rebelde maneira.
Para libertar-me tanto,
fico vossa prisioneira.
Por mais que longe pareça,
ides na minha lembrança,
ides na minha cabeça,
valeis a minha Esperança.
LOC: O POETA PORTUGUÊS MANUEL LOPES FONSECA – QUE VIVEU DE 1911 A 1993 - TAMBÉM ENCONTROU INSPIRAÇÃO NA TEMÁTICA, AO COMPOR ANTES QUE SEJA TARDE, PUBLICADO NO LIVRO POEMAS DISPERSOS: OP: https:// www.youtube.com/watch?v=_1EmNuP0K6g&ab_channel=PiaNostalgia - Amigos Pela Fé - Anjos De Resgate | Piano e Teclado Cover | PiaNostalgia - POEMA 3
Amigo,
tu que choras uma angústia qualquer
e falas de coisas mansas como o luar
e paradas
como as águas de um lago adormecido,
acorda!
Deixa de vez
as margens do regato solitário
onde te miras
como se fosses a tua namorada.
Abandona o jardim sem flores
desse país inventado
onde tu és o único habitante.
Deixa os desejos sem rumo
de barco ao deus-dará
e esse ar de renúncia
às coisas do mundo.
Acorda, amigo,
liberta-te dessa paz podre de milagre
que existe
apenas na tua imaginação.
Abre os olhos e olha,
abre os braços e luta!
Amigo,
antes da morte vir
nasce de vez para a vida.
LOC: PRA ENCERRAR, FIQUE AGORA COM OSWALDO MONTENEGRO INTERPRETANDO SUCESSO DELE: VELHOS AMIGOS:
BG
E O AUTORES E LIVROS VAI FICANDO POR AQUI.
CONVIDO VOCÊ A OUVIR AS OUTRAS EDIÇÕES DO PROGRAMA DISPONÍVEIS NAS PRINCIPAIS PLATAFORMAS DE PODCAST E TAMBÉM NO SITE DA RÁDIO SENADO: SENADO.LEG.BR/RADIO.
E VOCÊ QUISER SABER MAIS SOBRE OS LIVROS QUE FALAMOS AQUI HOJE, VISITE O INSTAGRAM E USE A #DICASAUTORESELIVROS.
ESSA EDIÇÃO DO AUTORES E LIVROS CONTOU COM A APRESENTAÇÃO DE ANDERSON MENDANHA, PRODUÇÃO DE ANA BEATRIZ SANTOS E RITTA ZUMBA E TRABALHOS TÉCNICOS DE JOSEVALDO SOUZA.
ATÉ A PRÓXIMA. BOA LEITURA!