Paim destaca Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Da Agência Senado | 08/12/2025, 17h29

Em pronunciamento nesta segunda-feira (8), o senador Paulo Paim (PT-RS) destacou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro. Paim afirmou que a comemoração da data estimula discussões e reflexões sobre o tema.

一 Hoje, no Brasil, existem cerca de 17 milhões de pessoas com alguma deficiência. Ou seja, 8,9% da população. A Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, aprovada em Nova York no ano de 2006, reconhece a definição de deficiência como algo dinâmico, em evolução, e que surge da interação entre as alterações corporais e as barreiras que dificultam a vida das pessoas.

O senador destacou os avanços obtidos na área, como o Estatuto da Pessoa com Deficiência (que teve origem em projeto de sua autoria). Ele disse que o estatuto "reconhece a pessoa como sujeito de direito e cidadania". Por outro lado, Paim ressaltou que "ainda temos muito por fazer" para superar os desafios enfrentados por essa população. 

一 Antes de pensarmos no planeta, precisamos pensar nas relações também entre as pessoas. São as habilidades humanas que devem ser trabalhadas, a nossa empatia que precisa ser desenvolvida. A capacidade que devemos observar é a capacidade de nos relacionarmos uns com os outros e de nos comunicar e, juntos, encontrar os melhores caminhos. Foi com muito diálogo que aprovamos tanto a Convenção [da ONU] como o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Por Bruno Augusto, sob supervisão de Patrícia Oliveira 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)