CEsp vai debater obstáculos enfrentados por mulheres atletas
Da Agência Senado | 25/06/2025, 14h32
A Comissão de Esporte (CEsp) fará uma audiência pública sobre os obstáculos enfrentados por mulheres atletas e a implementação de políticas públicas que incentivem a presença feminina em esportes de alto rendimento. A data do debate ainda será marcada.
O requerimento para a audiência (REQ 25/2025 - CEsp), apresentado pela presidente da comissão, senadora Leila Barros (PDT-DF), foi aprovado nesta quarta-feira (25).
— Apesar dos avanços obtidos nas últimas décadas, as mulheres atletas brasileiras ainda enfrentam inúmeros desafios em sua trajetória, incluindo desigualdade salarial, falta de patrocínio, menor visibilidade na mídia, barreiras institucionais e discriminação de gênero — destacou Leila ao ler a justificativa do requerimento.
A senadora acrescenta que a ausência de políticas públicas específicas e mecanismos de incentivo contribui para a perpetuação da desigualdade e desestimula a permanência de mulheres em diversas modalidades esportivas.
— A audiência busca reunir representantes do poder público e atletas com reconhecida trajetória para debater soluções concretas que promovam a equidade de gênero e assegurem condições equitativas de acesso, permanência e sucesso no esporte brasileiro.
Serão convidados para o debate representantes do Ministério do Esporte, do Ministério das Mulheres e da Comissão da Mulher no Esporte do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Também devem ser convidadas as ex-atletas Yane Marques (pentatlo moderno), que é vice-presidente do COB; Daiane dos Santos (ginástica artística); Jacqueline Silva (vôlei de praia); e Joanna Maranhão (natação).
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: