Lei inclui o nome de Eduardo Campos no 'Livro dos Heróis da Pátria'

Da Agência Senado | 16/10/2024, 10h31

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na terça-feira (15) a Lei 14.999, de 2024, que confere o título de Herói da Pátria a Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco. O texto está no Diário Oficial da União desta quarta-feira (16). 

A homenagem surgiu do Projeto de Lei (PL) 3.148/2024, de autoria da Câmara dos Deputados, relatado pelo senador Flávio Arns. O texto foi aprovado pelo Plenário do Senado em setembro.

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria fica localizado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. 

Trajetória 

Eduardo Henrique Accioly Campos nasceu em 10 de agosto de 1965, no Recife. Neto do ex-governador Miguel Arraes, de quem foi chefe de gabinete, graduou-se em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi eleito deputado estadual (um mandato) e deputado federal (três mandatos). Em 2004, no governo Lula, assumiu o Ministério da Ciência e Tecnologia. Presidiu o Partido Socialista Brasileiro (PSB), elegeu-se governador de Pernambuco em 2006 e foi reeleito em 2010. 

Nas eleições de 2014, foi candidato à Presidência da República, mas sua trajetória foi interrompida de forma trágica, aos 49 anos de idade, por um acidente aéreo em Santos (SP).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: