Jayme Campos aponta onda de violência e pede sistema integrado de segurança

Da Agência Senado | 18/04/2024, 10h25

O senador Jayme Campos (União-MT) afirmou, em pronunciamento na quarta-feira (17), que uma crescente onda de violência toma conta do Brasil, colocando em risco a segurança da população. O parlamentar citou o caso de três motoristas de aplicativo que foram cruelmente assassinados em Cuiabá e Várzea Grande (MT).

Jayme Campos destacou que, em termos proporcionais, o Brasil é o oitavo país mais violento do mundo. A lista é encabeçada por Jamaica, Honduras, África do Sul, México, Santa Lúcia, Belize e Colômbia. O senador também afirmou que o homicídio é a causa da morte de seis a cada de dez brasileiros entre 15 e 19 anos, segundo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

— Infelizmente, a violência está consumindo nossa juventude, sobretudo com o avanço do consumo de drogas. Fica patente que vivemos num estado de guerra no combate à violência. Precisamos de medidas urgentes, de políticas eficazes, de uma agenda propositiva, de políticas de Estado, de leis penais reforçadas, para enfrentarmos essa que é uma das nossas maiores crises sociais. Já passou da hora de reduzirmos a maioridade penal. Não podemos mais conviver com tamanha impunidade na área criminal.

O parlamentar ressaltou que o país necessita urgentemente de um sistema único e integrado de segurança pública, aliando tecnologia à inteligência e ao reforço policial. Para Jayme Campos, também é necessário que o Congresso Nacional combata o crime organizado e a impunidade com a dedicação permanente ao aperfeiçoamento da legislação penal, além da criação de políticas públicas voltadas para a área social, com mais educação, geração de emprego e renda.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)